Jeferson Saccol Ferreira – Revelações Do Sinaes: (Des)Caminhos Da Avaliação Da Qualidade Nos Cursos De Pedagogia No Brasil

Revelações Do Sinaes insere-se no campo da política de Formação de Professores no contexto das políticas educacionais de formação docente, principalmente da última década e permeia os desafios e avanços na perspectiva da qualidade dos cursos de formação inicial de professores.

Revelações Do Sinaes tem como objetivo compreender como se apresenta a avaliação da qualidade da Educação Superior em Cursos de Licenciatura em Pedagogia no Brasil, em 2014, decorridos dez anos de implementação do Sinaes, focaliza os cursos de Licenciatura em Pedagogia no Brasil, analisando o Enade 2014.

Revelações Do Sinaes apresenta tensionamentos acerca da formação inicial dos professores e expõe um panorama das avaliações dos últimos anos, sinalizando para algumas fragilidades que demonstram o enfraquecimento dos cursos de licenciaturas e consequentemente a baixa qualidade de docentes formados entre outras revelações, as quais indico a leitura da obra.

Se dirige tanto a professores, e formuladores de políticas educacionais quanto às instituições formadoras.

Dividida em quatro partes: A qualidade da educação superior; A qualidade e o sistema nacional de avaliação da educação superior brasileira – sinaes; A qualidade em cursos de formação inicial docente (licenciaturas); A avaliação da qualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia, os leitores encontrarão textos densos e profundos sobre o tema, enquanto estes também se sentirão contemplados, ao deparar com material escrito em linguagem clara e direta (em que pese o rigor cientifico) além de um conteúdo didático e acessível.

De Revelações Do Sinaes, fruto de estudo e pesquisa de Doutorado, emergem elementos para pensar a Formação de professores de forma mais qualificada, cujo reflexo incidirá na prática cotidiana da sala de aula, na formação integral do ser humano.

Um esforço como este, tão significativo, espera de nós, leitores, abertura para um diálogo sobre formação de professores com perspectivas que nos permitam compreender a educação como um bem universal, como um direito humano e social na construção de identidade e no exercício da cidadania.

Em tempos em que se propõe efetuar mudanças reais, essas devem consistir menos em opiniões dispersas e mais em reflexão séria e cuidadosa sobre a formação daquele que irá formar.

A obra produzida pelo professor Jeferson contém muitas contribuições nessa direção podendo e devendo ser utilizado como referência nas instituições formadoras dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas, bem como em cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu.

 

Caneca Mágica Forrózim | Preta

Deixe uma resposta