Dirce Charara Monteiro & Outros (Orgs.) – Processos De Ensino: Perspectivas Plurais

Esta coletânea foi organizada com o objetivo de divulgar pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara, UNIARA.

Por tratar-se de um Programa de Mestrado, stricto sensu, de nível profissional, as questões de pesquisa são resultantes de inquietações dos pesquisadores na sua atuação profissional e visam contribuir com reflexões e sugestões para a melhoria de vários aspectos do processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, todos os doze capítulos foram elaborados por egressos e professores do Programa e trazem recortes de dissertações de Mestrado defendidas no período 2015-2016, vinculadas à linha de pesquisa Processos
de Ensino.

Os capítulos da coletânea apresentam-se agrupados em quatro eixos temáticos, a saber: I – Formação de professores; II – Elaborando práticas; III – Olhares dos professores sobre suas práticas e IV – Vozes dos alunos.

Fazem parte do Eixo temático I – Formação de professores, os seguintes capítulos:
• O brincar nas formações continuadas em serviço oferecidas aos professores da pré-escola
• Método de projeto: explorando conceitos em busca de uma educação de melhor qualidade

O Eixo temático II – Elaborando práticas de ensino, contempla os seguintes capítulos:
• A arte em jogo: a inovação em processo
• Toda Mafalda e a filosofia: os micropoderes em suas tiras cômicas
• Jogos empresariais vivenciais e digitais; uma proposta híbrida de ensino para dinamizar a educação empreendedora de jovens.

No Eixo temático III – Olhares dos professores sobre suas práticas, estão incluídos os seguintes capítulos:
• O que planos de aula têm a dizer sobre a prática de professores com atlas escolar municipal?
• A linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades
• O olhar das professoras do ensino infantil sobre como interagem com seus alunos
• A relação entre os saberes e a prática pedagógica de uma professora de língua portuguesa: um estudo de caso.

Fazem parte do Eixo temático IV – Vozes dos alunos, as seguintes pesquisas:
• Elementos para a compreensão da formação, identidade e inserção profissional docente do egresso de Pedagogia
• E agora, como será? Vozes de crianças sobre o período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
• Educação e trabalho: concepções e expectativas de estudantes do 2º segmento da EJA.

Esta coletânea traz textos relevantes para formadores de professores e gestores bem como para profissionais que estejam atuando na rede de ensino, estimulando a reflexão sobre temas importantes do ensino básico e superior e apresentando sugestões de melhoria para alguns problemas identificados.

Deixe uma resposta