Denise Pini Rosalem Da Fonseca & Tereza Marques De Oliveira Lima (Orgs.) – Outras Mulheres: Mulheres Negras Brasileiras Ao Final Da Primeira Década Do Século XXI

Outras Mulheres busca trazer ao grande público
vozes de um novo sujeito feminino político. As autoras que aqui se apresentam são egressas do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, que vem se ocupando sistematicamente deste objeto de estudo desde 2003, sob a supervisão da professora Denise Pini Rosalem da Fonseca.

Por conseguinte, ao apresentar um panorama que a grande maioria dos leitores desconhece, este livro inova ao mapear o discurso de sujeitos políticos que falam a partir de um lócus bem particular: o das mulheres negras intelectuais brasileiras que produzem conhecimento e buscam promover revoluções ontológicas e epistemológicas.

O livro é dividido em duas partes e em títulos autoexplicativos: (1) Quem são elas? Outras discussões ontológicas e epistemológicas; e (2) Onde elas (não) estão?

Outras aproximações do estabelecido no Rio de Janeiro. Essas duas partes são antecedidas por uma introdução e seguidas por um epílogo que buscam oferecer chaves de leitura para o conjunto dos capítulos e apontar, assertivamente, para um devir político, respectivamente.

Na introdução intitulada “Sujeito político e objeto de estudo: as mulheres negras que falam aqui”, Denise Pini Rosalem da Fonseca analisa o perfil sociopolítico das seis autoras responsáveis pelos capítulos que compõem este livro.

Primeiramente a autora nomeia e discute os quatro grandes aspectos que norteiam o presente texto e, em seguida, apresenta excertos de registros de memórias dessas seis mulheres negras, os quais vão ilustrar e aprofundar os temas abordados.

Seu texto evidencia como esse novo sujeito, as mulheres negras, é plural, em termos das vivências concretas resultantes da interseção entre pobreza, sexismo e racismo, e é, ao mesmo tempo, único, ao desvelar a existência de uma unidade em construção em termos de agendas e práticas políticas.

 

Caneca Menino Contador De Histórias | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta