Gestual, Teatro E Melodrama

Robson Corrêa De Camargo

Melodrama são muitos, como veremos, e é o propósito deste trabalho mostrar aspectos desta diversidade, sua larga trajetória histórica e em diferentes meios e contextos culturais. Esta existência fragmentada e superposta, na medida que muitos melodramas coexistem, dificulta mais ainda qualquer tentativa de classificação e organização. Se o melodrama em seu início, de certa forma […]

Performances Culturais Vol. II

Performances Culturais: Memória E Sensibilidades insere-se na discussão dos conceitos transdisciplinares de Memória (Social e Cultural) e Sensibilidades

Nessa obra, nossa intenção é continuar a senda de publicações que iniciamos no ano passado, após uma disciplina bem-sucedida no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais – Área Interdisciplinar, da UFG, e que contou com textos tanto de alunos como de colegas do PPG e de outras instituições. Performances Culturais: Memória E Sensibilidades configuram-se em […]

Performances Culturais Vol. I

A presente obra insere-se na discussão dos conceitos transdisciplinares de memória e sensibilidades, que iluminam as performances culturais.

É nossa intenção, neste livro, publicar uma obra coletiva com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam na pesquisa das performances culturais e das sensibilidades. A presente obra insere-se na discussão dos conceitos transdisciplinares de memória (social e cultural) e sensibilidades, que iluminam as performances culturais nas suas interrelações e interfaces teóricas e práticas. Performances culturais […]

Os Jogos Teatrais De Viola Spolin

A obra analisa os jogos teatrais de Viola Spolin como concretização de uma pedagogia da experiência, ou seja, do aprender tendo como eixo de partida o fazer.

Analisamos, aqui, os jogos teatrais de Viola Spolin como concretização de uma pedagogia da experiência, ou seja, do aprender tendo como eixo de partida o fazer, o experimentar, a reelaboração contínua da produção coletiva de conhecimento na práxis educativa. Uma abordagem metodológica na contramão do usual em nossa educação, que se encontra praticamente dirigida à […]