Espectros Do Renascimento

O livro Espectros do Renascimento tem como objetivo a interpretação de cinco obras literárias de grande destaque da Renascença.

Espectros do Renascimento tem como objetivo a interpretação de cinco obras literárias de grande destaque da Renascença. Estamos tratando dos séculos XVI e XVII, fase em que a burguesia comercial surge como a nova classe social: ela irá revolucionar uma época. Mas tal classe tem pela frente um bloco histórico (na expressão de Gramsci) composto […]

Narrativas Históricas, Ensino E Práticas Docentes

Narrativas Históricas, Ensino E Práticas Docentes enfoca especialmente teorias, práticas docentes e desafios conectados com a agenda do tempo presente.

O que significa uma história daqueles que não estão em posições de poder? Uma questão inquietante, pois a própria história tinha como função a narração dos grandes feitos. No fundo ela, como uma escrita, ocultava seus pressupostos. Ela nascia para justificar alguma prática governante; deveria mostrar seus passos e sua grandeza em um mundo encenado […]

Flaubert E Marx

Flaubert E Marx procura mostrar um Flaubert radical e adotando a modernidade literária como perspectiva crítica ante o capitalismo.

Nasce no campo marxista um modelo interpretativo que, de certa forma, rejeita a radicalidade de Gustave Flaubert. Em Lukács, particularmente, há uma objeção ante a modernidade literária; nesta, segundo ele, não há mais personagens que comportam a “plenitude” do mundo histórico. No pós-1848 surge uma crise no realismo. Por isso essa segunda metade do século […]

Tucídides

Dagmar Manieri & Domingos Wilson P. Da Costa – Tucídides: Política E História Na Atenas Antiga Tucídides, em muitos intérpretes, recebe uma leitura como o primeiro historiador de uma forma inédita de discurso histórico. Nele há uma “nova” história em contraposição aos outros historiadores gregos como Heródoto, por exemplo.

A Temporalidade Da História

A questão em torno do tempo se traduz em um dos grandes temas do campo do conhecimento nas denominadas humanidades (filosofia e história, principalmente), como também da física. Ao mesmo tempo, o tema do tempo nos conduz à própria representação do ser humano.

Fenomenologia E Hermenêutica Histórica

Com algumas raras exceções, as obras que versam sobre a fenomenologia não apresentam uma dimensão didática. São obras de grandes intérpretes (como Ricoeur ou Gadamer, por exemplo) e que nos jogam no interior do debate fenomenológico, sem o devido preparo.