Educação E Inclusão

O objetivo de Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares é discutir propostas formativas relacionadas ao currículo e à didática.

O tema da inclusão educativa e social tem sido uma bandeira da luta de vários movimentos sociais para garantir o acesso, a permanência, a participação e o empoderamento de todos e todas de uma forma democrática nos diferentes espaços socioeducativos. As produções bibliográficas nacionais e internacionais sobre inclusão educativa foram influenciando paulatinamente, nas últimas décadas, […]

Condições De trabalho E Saúde Do Professor

O livro Condições De trabalho E Saúde Do Professor traz questões importantes que convergem para reflexões iminentes do exercício docente.

O cenário atual demonstra que o trabalho docente sofre precarização perante várias perspectivas, como os baixos salários, a sobrecarga de trabalho, as exigências burocráticas, o descrédito da profissão, resultando em adoecimento físico, mental e psicológico. Sobreleva também as influências do Neoliberalismo econômico como demarcador das reformas educacionais, do desenvolvimento de legislação desregulamentadora das condições de […]

Reflexões Sobre Políticas Públicas Educacionais Para O Campo No Contexto Brasileiro

Reflexões Sobre Políticas Públicas Educacionais Para O Campo No Contexto Brasileiro é referencial para análise de conjuntura no início do século XXI.

A obra intitulada Reflexões Sobre Políticas Públicas Educacionais Para O Campo No Contexto Brasileiro é referencial para análise de conjuntura das duas primeiras décadas do século XXI. Arlete Santos e Cláudio Nunes contextualizam o Estado brasileiro e a educação, além de evidenciarem a contradição que marca as conjunturas políticas e a constituição de políticas públicas […]