O Projeto Trilhas De Conhecimentos E O Ensino Superior De Indígenas No Brasil

No intuito de documentar uma conjuntura e subsidiar análises futuras, a presente coletânea traz a público um conjunto de textos que apresenta uma visão geral das atividades do projeto Trilhas de Conhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a 2009 e com desdobramentos em outros projetos vigentes até 2013, no âmbito […]
Processos Formativos Em Gestão Territorial Indígena No Brasil

A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas/PNGATI foi instituída pelo Decreto nº 7.747, de 5 de junho de 2012, “com o objetivo de garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a […]
A Antropologia E A Esfera Pública No Brasil

O livro mostra como a produção de antropólogos e antropólogas se fez a cada dia mais abrangente e com maior inserção e impacto sociais. Assim os textos aqui compilados, cobrem um amplo espectro temático, que vai da discussão em torno dos temas indígenas, constitutiva da própria ABA, como nos mostram as sessões das primeiras RBAs […]
A Educação Superior De Indígenas No Brasil: Balanços E Perspectivas

A presente coletânea reúne textos que abordam, de diferentes ângulos, aspectos e resultados da demanda por educação superior por parte dos povos indígenas no Brasil
As Órbitas Do Sítio

Três décadas depois de sua constituição, um balanço inicial revela que o acervo de documentos relativos à história do indigenismo brasileiro no século XX depositado no Museu do Índio