Os sete artigos exploraram uma ideia central: a de que, subjacente à Lógica de Hegel, há uma estruturação matemática que organiza as ideias dessa Lógica.
Os sete artigos exploraram uma ideia central: a de que, subjacente à Lógica de Hegel, há uma estruturação matemática que organiza as ideias dessa Lógica.

Antônio Carlos Da Rocha Costa – Para Uma Leitura Operatória Da Lógica De Hegel: Experimentos Iniciais

Hegel desenvolveu uma Lógica em seu livro Ciência Da Lógica, e utilizou essa Lógica em outros trabalhos, inclusive no livro que tinha publicado cinco anos antes, a Fenomenologia Do Espírito.

Esta coletânea reúne, organizados na forma de capítulos, sete artigos que exploraram uma ideia central: a de que, subjacente à Lógica de Hegel, há uma mathesis, isto é, uma estruturação matemática que organiza as ideias dessa Lógica, mathesis de que Hegel faz uso, de modo implícito, ao longo do texto da “Ciência da Lógica”.

Os capítulos reportam os exercícios de leitura da “Ciência da Lógica” e da “Fenomenologia do Espírito” que realizamos nos últimos dois anos, visando expor aspectos dessa mathese que pensamos subjazer à Lógica hegeliana.

Como o subtítulo do livro indica, trata-­se de experimentos iniciais, que não pretendem exaurir a exposição dessa estruturação matemática, mas pinçar indicações de aspectos elementares de tal estruturação.

Os capítulos reportam os exercícios de leitura da “Ciência da Lógica” e da “Fenomenologia do Espírito” que realizamos nos últimos dois anos, visando expor aspectos dessa mathesis que pensamos subjazer à Lógica hegeliana.

Como o subtítulo do livro indica, trata-se de experimentos iniciais, que não pretendem exaurir a exposição dessa estruturação matemática, mas pinçar indicações de aspectos elementares – mesmo que bastante desconectados uns dos outros – de tal estruturação.

Os capítulos 2 e 3 tratam aspectos gerais da Lógica de Hegel.

O capítulo 4 traz um experimento direto de apresentação dessa mathesis por meio da utilização de noções da Teoria Matemática das Categorias. É o capítulo mais técnico do livro.

Os capítulos 5 a 7 abordam temas específicos tratados por Hegel na “Ciência da Lógica”.

O capítulo 8 analisa um tema específico tratado na “Fenomenologia do Espírito”.

Fizemos uso extensivo da tradução da “Ciência da Lógica” feita pelo grupo de tradutores coordenados pelo Prof. Agemir Bavaresco e da tradução da “Fenomenologia do Espírito” feita por Paulo Meneses, ambas traduções publicadas pela Editora Vozes.

Deixe uma resposta