Ana Maria Falsarella – Equipe Gestora E Formação Docente: Do Discurso À Prática Escolar

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados da pesquisa intitulada “Repercussões da formação docente inicial na prática gestora de formação continuada em serviço” realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, da Universidade de Araraquara (Uniara), onde sou docente da área de Gestão Educacional.

A investigação teve por focos a relação entre a formação inicial e a formação continuada em serviço de professores e o papel da equipe gestora da escola na formação continuada dos docentes.

Foi pautada na minha experiência profissional (adquirida como profissional de carreira no ensino público municipal de São Paulo, como docente universitária e como formadora em cursos de formação continuada para professores e gestores de escolas e de sistemas) e como pesquisadora em trabalhos individuais, em pesquisas coletivas e em publicações na área da educação.

Meu interesse maior de investigação tem sido a escola, analisada da perspectiva de seus atores internos.

Assim, a maior parte de meus trabalhos envolve pesquisas de campo e volta-se à confluência de quatro áreas de interesse, que são estreitamente interligadas: políticas públicas para a educação, formação docente, gestão educacional e avaliação educacional.

Para iniciar o trabalho e chegar à definição do tema – formação docente e gestão escolar –, além de considerar minha própria produção anterior, pesquisei outros trabalhos relacionados à temática.

Fiz uma síntese do que coletei, a qual consta na revisão da bibliografia. De antemão, posso adiantar que a maior parte dos trabalhos que encontrei foi apresentada em congressos, encontros e afins, tais como Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), seminários da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e outros eventos acadêmicos.

Tais trabalhos são mais propositivo-idealistas e com forte viés ideológico (de vários matizes), do que críticos e calcados na concretude do cotidiano escolar.

 

Caneca Eu Passarinho | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta