Projetar um artefato pode parecer uma operação simples, porque são os vínculos tecnológicos e produtivos que condicionam o resultado final. Portanto, possuir uma série de competências disciplinares, competências não especializadas e dissociadas entre si, pode parecer algo interessante e possível de chegar a um resultado razoável ao “projetar” um artefato.
O problema é que, pretendemos abordar um outro aspecto, muito mais amplo e mais complexo. O significado de qualquer artefato ultrapassa sempre os limites das suas funções mais aparentes e diretas, já determinadas no início da fase projetual. De fato, um produto bem projetado assume múltiplas interpretações e significados, seja no plano simbólico que no plano emocional, ou mesmo no plano estético.
Deste ponto de vista é que direcionamos este livro. Procuramos e não queremos percorrer as mesmas fases que levam ao desenvolvimento de um novo artefato e procurar reconstruir ou reproduzir mais um modelo de metodologia típica do design.
Procuramos observar uma vasta e variada gama de argumentos, experiências e fenômenos que estejam na base ou no princípio do design – partindo de um único pondo de vista (análise do mundo complexo que esta ao redor do design). É necessário mudar nossa perspectiva de observação e procurar enxergar os detalhes e peculiaridades e não nos contentarmos simplesmente com o ver. Devemos ir além e sobretudo se possível poder experimentar estas vivências.
As contribuições e reflexões que se seguem estão nesta direção, um novo olhar sobre o mesmo problema – o complexo mundo do design.
O objetivo final foi aquele de, conseguir pelo menos que os autores tivessem uma completa e ampla visão sobre como enfrentar a complexidade envolvida atualmente, quando um designer se põem diante de um problema. Abordar o design com um foco não apenas acadêmico, às práticas de mercado e aos fenômenos sociais, econômicos e culturais revelou ser uma metodologia de ensino dentro do programa de pós-graduação em design da UFPE na disciplina de Fundamentos de Metodologia de Design bastante eficiente. Experimentando e vivenciando esta prática podemos afirmar que este é o caminho para o futuro e o desenvolvimento do design no país, sendo este livro o produto do grande
aprendizado comum entre todos.

Deixe uma resposta