De Kant A Hegel reflete e dialoga acerca do tema da filosofia alemã clássica e suas influências a partir do legado do pensamento dos dois filósofos alemães.
De Kant A Hegel reflete e dialoga acerca do tema da filosofia alemã clássica e suas influências a partir do legado do pensamento dos dois filósofos alemães.

Agemir Bavaresco & Outros (Orgs.) – De Kant A Hegel: Leituras E Atualizações

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2018 aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) o Simpósio Internacional de Kant a Hegel. O evento reuniu pesquisadores/pesquisadoras, interessados/interessadas em refletir e dialogar acerca do tema da filosofia alemã clássica e suas influências a partir do legado do pensamento de dois pilares da filosofia ocidental, Kant e Hegel.

O objetivo geral do Simpósio visou promover o debate entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia sobre o período da filosofia alemã que vai de Kant até Hegel e suas influências.

A proposta de participação foi estendida e publicizada por meio de mídias digitais, contando com o importante apoio da Editora Fi, parceira fundamental por meio da qual se deu todo o processo de submissão das comunicações e a publicização do evento aos interessados.

A partir desse objetivo geral foi elaborada uma programação que pudesse viabilizar um espaço de encontro por meio do diálogo, de intercâmbios, momentos de troca de informações e de saberes entre os participantes.

Além da participação de pesquisadores brasileiros de várias universidades federais e demais instituições de ensino em nível de pós-graduação, contou ainda com a presença de participantes de seis países (Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Itália e Peru), o que possibilitou um espaço de profícuo diálogo entre os presentes, a partir da experiência e da investigação e atuação desenvolvida pelos pesquisadores/pesquisadoras em cada um dos países.

A partir das comunicações apresentadas durante o Simpósio, os participantes foram convidados a participarem da presente publicação, com o objetivo de compartilhar suas pesquisas por meio das comunicações apresentadas.

Essas foram dispostas em três blocos, definidos da seguinte forma: Bloco I Kant, que contempla os artigos apresentados tendo como centralidade o pensamento de Immanuel Kant e seu papel fundamental no pensamento filosófico moderno.

O Bloco II Hegel é composto por artigos que remontam às investigações focadas no pensamento hegeliano, com teorizações que versam sobre temas variados e desenvolvidos pelo pensador de Jena.

Por fim, o último bloco, III Legado filosófico a partir de Kant e Hegel compreende um conjunto de artigos que desenvolvem abordagens sobre pensadores e temas que são diretamente influenciados pelo pensamento desses dois autores clássicos da filosofia alemã.


Deixe uma resposta