O Falecido Mattia Pascal

O livro O Falecido Mattia Pascal, do escritor italiano Luigi Pirandello, publicado em 1904, apresenta o tema de que, para se sentirem integradas à sociedade, as pessoas precisam escolher e representar papéis sociais.

Pirandello diz que “a escolha é um imperativo necessário”, que “organiza a nossa harmonia individual, o sentimento de nosso equilíbrio moral”. Mattia Pascal, personagem central desse livro, foi alguém que nunca escolheu nenhum papel, e se sentia um estranho, “um forasteiro da vida.”
O livro conta a história de um homem chamado Mattia Pascal que, após ser declarado morto por engano, decide aproveitar-se desse engano e começar uma nova vida com outro nome, Adriano Meis. A princípio pensava que ser livre era estar sozinho, sem ter qualquer compromisso ou obrigação, mas após certo tempo viajando por vários lugares sem estabelecer vínculos com ninguém, não se sente feliz e percebe que aquilo não era liberdade. Sentindo falta de se relacionar e cansado de viver nos quartos de hotéis, decide fixar residência em uma pensão em Roma, onde conhece Adriana. Eles se apaixonam, mas por sentir que não podia falar a verdade para a mulher amada, Adriano decide forjar sua segunda morte e retornar a sua cidade natal como o falecido Mattia Pascal.
A história de Mattia Pascal permanece atual e reflete a realidade de muitas pessoas despreparadas para a vida. Ao lermos sua narrativa, Pirandello nos convoca a pensar na importância de encontrar um sentido para nossa existência. Como afirma Kazantzakis: “O segredo consiste em encontrar um ideal que se torne o objetivo único de sua existência. Assim, a ação adquire nobreza e a vida adquire sentido.”
Nas últimas páginas do livro, já em idade avançada, revendo toda sua vida, Mattia confessa não saber quem ele era: “(…) e eu não saberia, de verdade, dizer quem sou.”, mas seu amigo Dom Eligio Pelegrinotto entende o porquê dele se sentir assim: “Ao menos isto – ele argumentou – que fora da lei e fora daquelas singularidades, alegres ou tristes, com as quais nós somos o que somos, meu caro senhor Pascal, não é possível viver”. Dom Eligio compreende que nossa identidade emerge a partir do que fazemos e das relações que desenvolvemos com outras pessoas.

     

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

O Falecido Mattia Pascal

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog