Cultura Livre

Não há um inventor específico da internet. Nem há qualquer data exata que pode ser considerada seu nascimento. Apesar disso levou muito pouco tempo para que a Internet se tornasse parte do cotidiano americano.

De acordo com o Projeto Pew Internet and American Life Project, 58% dos americanos tinham acesso à Internet em 2002, partindo dos 49% que o tinham dois anos antes, e tal número pode exceder dois terços do país no final de 2004.
Conforma a Internet se integra à vida cotidiana, ela provoca mudanças.
Algumas dessa mudanças são técnicas — a Internet tornou a comunicação mais rápida, diminuiu o custo da obtenção de informações e assim por diante.
Essas mudanças técnicas não são o foco desse livro. Elas são importantes e não são muito bem compreendidas. Mas elas são o tipo de coisa que simplesmente desaparece se todos nós nos desconectarmos da Internet. Elas não afetam as pessoas que não utilizam a Internet, ou ao menos não as afetam diretamente. Elas são o assunto apropriado para um livro sobre a Internet, o que não é o caso do presente.
De fato, esse livro é sobre uma conseqüência da Internet que ultrapassa suas barreiras: uma conseqüência que afeta o modo sobre como a cultura é feita. O meu argumento é que a Internet induziu uma mudança importante e imperceptível nesse processo. Essa mudança irá transformar radicalmente uma tradição que é tão velha quanto a própria Republica. E, ainda, se reconhecermos tal mudança, podemos nos opor a ela. Apesar disso, muitos não vêem essa mudança que a Internet introduziu.
Nós podemos ter uma visão melhor dessa mudança se fizermos a distinção entre a cultura comercial e a cultura não-comercial e mapearmos as regulamentações legais para cada uma delas. Por “cultura comercial” entenda-se aquela parte de nossa cultura que é produzida e vendida ou, mais longe, é produzida para ser vendida. Por “cultura não-comercial” entenda-se todo o resto.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Cultura Livre

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog