
O livro Mapeando A Linguística Aplicada Em Sua Multiplicidade: (Re)Descobertas destina-se a estudantes, professores e pesquisadores que se interessem por diferentes temas na área de Linguística Aplicada, que pode ser descrita “como um amplo campo interdisciplinar de estudo preocupado com soluções para problemas ou com a melhoria de situações envolvendo a linguagem e seus usuários e usos”.
Concebendo a Linguística Aplicada, assim como Szundy e Guimarães, como área cada vez mais efervescente e implicada politicamente com questões em esferas sociais diversas, em crescimento visível em suas publicações e na participação de seus filiados em associações e em eventos nacionais e internacionais, as autoras e os autores desta obra tentam abranger temas de relevância na contemporaneidade.
De formação e atuação diversas, os 30 autores dos 9 capítulos estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos em suas 3 diferentes linhas de pesquisa: Teoria, descrição e análise linguística; Linguagem, sujeito e discurso; e Linguagem, ensino e sociedade. Durante o primeiro semestre de 2021, participaram conjuntamente na disciplina Bases Teóricas em Linguística Aplicada, que foi ofertada para mestrandos e doutorandos do programa. No percurso, redigiram textos científicos a partir de pesquisas bibliométricas, levantamentos documentais e bibliográficos, e reflexões sobre dados de mapeamentos em diferentes temas da LA; logo depois, com consequente entusiasmo, decidiram publicar coletivamente esta coletânea.
Além do capítulo inicial, escrito pela professora da disciplina como relato autobiográfico e narrativo, a obra abrange outros oito capítulos redigidos colaborativamente pelos discentes da disciplina. Os pós-graduandos reuniram-se em um par, um trio e seis grupos de quatro membros para investigar temas de interesse comum. Como a escrita do texto de pesquisa fazia parte do plano de avaliação da disciplina, todos seguiram os direcionamentos postados pela professora na plataforma Moodle.











