A Luta De Classes Na Educação

A Luta De Classes Na Educação pretende auxiliar na superação de toda essa problemática do que enfrentamos na combalida rede de educação pública.

Este trabalho objetiva abrir um amplo diálogo com a comunidade escolar e não escolar, problematizando, desde aspectos conflituosos que regem a educação, considerando os conflitos oriundos da cotidiana luta de classes que rege a construção do conhecimento e do saber, justamente, por suscitar o debate.

Vamos examinar as divergências sociais e políticas por conta dos interesses antagônicos das “duas” classes sociais existentes, levando-se em conta o desenvolvimento desigual e combinado, que nos impõe o regime de propriedade privada dos modos de produção privado e do acúmulo do capital, sobretudo, pelo fato que a escola nada mais é de que um dos mecanismos autoritários de reprodução da ideologia desse modo de produção em que o aparelho de Estado serve à sua elite dominante, no caso, a burguesia.

Levamos em conta, ainda, que, embora, a classe operária seja majoritária na sociedade, infelizmente, não é hegemônica no poder e mesmo que assuma, parcialmente, o governo, não detém nenhum controle sobre um Estado autoritário.

Muito pelo contrário, o proletariado e sua juventude, em particular, são submetidos à ditadura de uma minoria, de uma elite econômica e cultural que dita as regras autoritárias em toda a sociedade e, consequentemente, nas escolas, mais particularmente na rede pública, de uma forma geral.

Toda a nossa vida docente tem como base inicial Karl Marx, por conta da certeza que “A história da humanidade é a história da luta de classes”. Também nos orientamos por alguns outros autores e, em particular, bebemos nas fontes de obras que procuram refletir e dialogar, ou não, através de conceitos marxistas e sob essa base.

Em particular, com uma das maiores personalidades da área da Pedagogia, na história da humanidade, professor Paulo Freire, além de outros autores como o jornalista, pedagogo e militante trotskista peruano, José Carlos Mariátegui, o historiador estadunidense George Novack, o militante e escritor russo Leon Trotsky.

A Luta De Classes Na Educação pretende auxiliar na superação de toda essa problemática do que enfrentamos na combalida rede de educação pública e dessa conjuntura desfavorável ao nosso trabalho.

Pretendemos, ao final, demonstrar algumas propostas de soluções a serem praticadas em salas de aula com estudantes que, por mais dificuldades que tenham em construir qualquer tipo de aprendizagem, podem avançar nesse sentido.

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Levamos em conta, ainda, que, embora, a classe operária seja majoritária na sociedade, infelizmente, não é hegemônica no poder e mesmo que assuma, parcialmente, o governo, não detém nenhum controle sobre um Estado autoritário.

Muito pelo contrário, o proletariado e sua juventude, em particular, são submetidos à ditadura de uma minoria, de uma elite econômica e cultural que dita as regras autoritárias em toda a sociedade e, consequentemente, nas escolas, mais particularmente na rede pública, de uma forma geral.

Toda a nossa vida docente tem como base inicial Karl Marx, por conta da certeza que “A história da humanidade é a história da luta de classes”. Também nos orientamos por alguns outros autores e, em particular, bebemos nas fontes de obras que procuram refletir e dialogar, ou não, através de conceitos marxistas e sob essa base.

Em particular, com uma das maiores personalidades da área da Pedagogia, na história da humanidade, professor Paulo Freire, além de outros autores como o jornalista, pedagogo e militante trotskista peruano, José Carlos Mariátegui, o historiador estadunidense George Novack, o militante e escritor russo Leon Trotsky.

A Luta De Classes Na Educação pretende auxiliar na superação de toda essa problemática do que enfrentamos na combalida rede de educação pública e dessa conjuntura desfavorável ao nosso trabalho.

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