Discutindo Geografia

Discutindo Geografia tem o objetivo precípuo de discutir questões relevantes relacionadas ao ensino de Geografia, enfatizando a formação do professor.

O mundo passou por radicais transformações após a década de 1970, exigindo das diferentes áreas do conhecimento um esforço ampliado no sentido de dar conta da compreensão e explicação dos conteúdos responsáveis por tais mudanças.

A Geografia, ciência preocupada em estabelecer as articulações entre sociedade e natureza, por meio da análise espacial, empreendeu um mergulho profundo dentro de si mesma, da sua gênese e desenvolvimento, em busca das bases epistemológicas e teórico-metodológicas que historicamente lhe dão sustentação.

Paralelamente a este processo, no bojo das inter-relações necessárias entre ensino superior e educação básica, muitos profissionais envolvidos com a Geografia na sua dimensão didático-pedagógica passaram a dar mais atenção à análise do conhecimento produzido na universidade e sua instrumentalização nos níveis Fundamental e Médio de ensino, no contexto da educação brasileira.

Esta preocupação se explica quando se constata que a Geografia insere-se entre as poucas áreas do “território” acadêmico que têm “lugar” nos mapas curriculares do ensino básico, no Brasil.

Neste sentido, este Discutindo Geografia: Doze Razões Para Se (Re)Pensar A Formação Do Professor tem o objetivo precípuo de discutir questões relevantes relacionadas ao ensino de Geografia, enfatizando a formação do
professor, num momento em que, no contexto do meio técnico-científico-informacional, muitas vezes, tem priorizado mais a informação que a formação.

O livro traz doze razões para se repensar a formação do professor de Geografia, distribuídas no corpo dos 12 artigos produzidos por educadores da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Esperamos que sejam janelas abertas para a reflexão, análise e discussão acerca do ensino de Geografia e da prática pedagógica dos professores e professoras, não apenas dessa disciplina, mas de qualquer outra área do conhecimento presente na educação básica, cujos profissionais sintam necessidade permanente de rever suas práticas didático-pedagógicas e (re)construir o conhecimento coletivamente, junto com seus colegas e alunos.

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A Geografia, ciência preocupada em estabelecer as articulações entre sociedade e natureza, por meio da análise espacial, empreendeu um mergulho profundo dentro de si mesma, da sua gênese e desenvolvimento, em busca das bases epistemológicas e teórico-metodológicas que historicamente lhe dão sustentação.

Paralelamente a este processo, no bojo das inter-relações necessárias entre ensino superior e educação básica, muitos profissionais envolvidos com a Geografia na sua dimensão didático-pedagógica passaram a dar mais atenção à análise do conhecimento produzido na universidade e sua instrumentalização nos níveis Fundamental e Médio de ensino, no contexto da educação brasileira.

Esta preocupação se explica quando se constata que a Geografia insere-se entre as poucas áreas do “território” acadêmico que têm “lugar” nos mapas curriculares do ensino básico, no Brasil.

Neste sentido, este Discutindo Geografia: Doze Razões Para Se (Re)Pensar A Formação Do Professor tem o objetivo precípuo de discutir questões relevantes relacionadas ao ensino de Geografia, enfatizando a formação do
professor, num momento em que, no contexto do meio técnico-científico-informacional, muitas vezes, tem priorizado mais a informação que a formação.

O livro traz doze razões para se repensar a formação do professor de Geografia, distribuídas no corpo dos 12 artigos produzidos por educadores da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Esperamos que sejam janelas abertas para a reflexão, análise e discussão acerca do ensino de Geografia e da prática pedagógica dos professores e professoras, não apenas dessa disciplina, mas de qualquer outra área do conhecimento presente na educação básica, cujos profissionais sintam necessidade permanente de rever suas práticas didático-pedagógicas e (re)construir o conhecimento coletivamente, junto com seus colegas e alunos.

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