Imprensa, Censura E Educação Das Massas

O livro traz um debate essencial a respeito da relação das mídias com a educação das massas, tanto no contexto internacional como no Brasil.

O que a leitora e o leitor brasileiros têm diante de si é uma primorosa conferência de Jean-Yves Mollier, professor de história cultural da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), sobre imprensa, censura e educação das massas.

Neste trabalho, Mollier nos convida a um mergulho na história dos livros impressos desde os seus primórdios até as versões on-line das redes sociais, controladas por grandes conglomerados digitais, como o Google.

O papel da censura também é central nesse processo em que mídia impressa e eletrônica se combinam num mundo outrora de tinta e papel, agora virtual e pleno de controle e dispositivos normativos.

Encontramos também no interior das discussões sobre o tema um debate essencial a respeito da relação das mídias com a educação das massas, tanto no contexto internacional como no Brasil.

Processos comunicativos podem gerar aprendizagem, mas também alienação, daí a importância de uma reflexão crítica sobre elementos os mais variados envolvidos na produção e disseminação da informação e do conhecimento, fundamentais na educação de toda população.

A conferência que segue foi apresentada pela primeira vez no IV Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi uma realização do Centro de Memória da Educação com apoio dos grupos e linhas de pesquisa da mesma instituição.

Parte desse significativo momento de debate sobre cultura, educação e sociedade está registrado numa entrevista com Jean-Yves Mollier realizada no dia 24 de abril de 2018: https://www.fe.unicamp.br/pesquisa/galerias/4280.

Esperamos que a leitora e o leitor possam desfrutar das valiosas considerações aqui propostas, ótima oportunidade para leitura, reflexão e aprendizado.

Jean-Yves Mollier é professor emérito de história contemporânea na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França.

De 1998 a 2005, foi diretor do Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines; de 2005 a 2007, diretor da l’École Doctorale Cultures, Organisations, Législations; de 2009 a 2015, diretor l'École Doctorale Cultures, Régulations, Institutions et Territoires.

É vice-presidente da Association pour le développement de l’histoire culturelle et de la Société des études romantiques et dix-neuviémistes. Tem dedicado sua carreira à história da edição, da imprensa, do livro e das práticas de leitura na França dos séculos XIX ao XXI.

Produziu diversas obras, sendo que algumas delas foram traduzidas para o português, tais como: O Dinheiro e as Letras. História do Capitalismo Editorial; Imprensa e Poder na França do Século XX; Edição e Revolução – PCB/PCF, organizado em colaboração com Marisa Midori Deaecto; A leitura e seu público no mundo contemporâneo - Ensaios sobre História Cultural.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Imprensa, Censura E Educação Das Massas

O livro traz um debate essencial a respeito da relação das mídias com a educação das massas, tanto no contexto internacional como no Brasil.

O que a leitora e o leitor brasileiros têm diante de si é uma primorosa conferência de Jean-Yves Mollier, professor de história cultural da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), sobre imprensa, censura e educação das massas.

Neste trabalho, Mollier nos convida a um mergulho na história dos livros impressos desde os seus primórdios até as versões on-line das redes sociais, controladas por grandes conglomerados digitais, como o Google.

O papel da censura também é central nesse processo em que mídia impressa e eletrônica se combinam num mundo outrora de tinta e papel, agora virtual e pleno de controle e dispositivos normativos.

Encontramos também no interior das discussões sobre o tema um debate essencial a respeito da relação das mídias com a educação das massas, tanto no contexto internacional como no Brasil.

Processos comunicativos podem gerar aprendizagem, mas também alienação, daí a importância de uma reflexão crítica sobre elementos os mais variados envolvidos na produção e disseminação da informação e do conhecimento, fundamentais na educação de toda população.

A conferência que segue foi apresentada pela primeira vez no IV Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi uma realização do Centro de Memória da Educação com apoio dos grupos e linhas de pesquisa da mesma instituição.

Parte desse significativo momento de debate sobre cultura, educação e sociedade está registrado numa entrevista com Jean-Yves Mollier realizada no dia 24 de abril de 2018: https://www.fe.unicamp.br/pesquisa/galerias/4280.


Esperamos que a leitora e o leitor possam desfrutar das valiosas considerações aqui propostas, ótima oportunidade para leitura, reflexão e aprendizado.

Jean-Yves Mollier é professor emérito de história contemporânea na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França.

De 1998 a 2005, foi diretor do Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines; de 2005 a 2007, diretor da l’École Doctorale Cultures, Organisations, Législations; de 2009 a 2015, diretor l’École Doctorale Cultures, Régulations, Institutions et Territoires.

É vice-presidente da Association pour le développement de l’histoire culturelle et de la Société des études romantiques et dix-neuviémistes. Tem dedicado sua carreira à história da edição, da imprensa, do livro e das práticas de leitura na França dos séculos XIX ao XXI.

Produziu diversas obras, sendo que algumas delas foram traduzidas para o português, tais como: O Dinheiro e as Letras. História do Capitalismo Editorial; Imprensa e Poder na França do Século XX; Edição e Revolução – PCB/PCF, organizado em colaboração com Marisa Midori Deaecto; A leitura e seu público no mundo contemporâneo – Ensaios sobre História Cultural.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog