
A ideia de que o conceito de formação docente é um conceito relacional também foi incorporada ao projeto educativo.
Por conseguinte, devem fazer parte da investigação e da socialização de conhecimento sobre formação docente aspectos relacionados com os sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem, especialmente professores(as) e alunos(as).
O diálogo que incluiu saberes de diferentes dimensões e fortaleceu a ideia de professores(as) e alunos(as) como sujeitos do ensino e da aprendizagem, a necessidade da produção de conhecimentos e da criação de uma rede de cooperação e solidariedade, com vistas a acolher, no espaço educativo, os(as) professores(as) e os(as) estudantes na condição de sujeitos de direitos e de interlocutores(as) privilegiados(as), deu origem a este livro, publicado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Nele encontra-se um conjunto de textos de grande interesse teórico e prático, organizado em três partes que se complementam.
A primeira parte, Formação docente, políticas e reformas educacionais, é composta por três textos que retomam e analisam concepções de docência e práticas pedagógicas.
Desvelam reformas educacionais, destacando as desenvolvidas a partir da década de 1990, e as políticas educacionais relacionadas à formação docente e às práticas pedagógicas, provocando novas perguntas.
A segunda parte, Formação docente e profissionalismo, composta de três textos, centra-se na discussão sobre a trajetória histórica do profissionalismo docente, a profissionalização do(a) professor(a) e seus riscos no que diz respeito à garantia das condições humanas do exercício da docência.
Na terceira parte, Formação docente e educação inclusiva, a partir das considerações dos(as) professores(as) para os diferentes níveis de ensino sobre inclusão escolar, encontram-se reflexões sobre a trama relativa à exclusão/inclusão e seus vínculos com a formação docente, inicial e continuada.
Trata-se, portanto, de um relevante trabalho que encoraja novas perguntas e novas respostas frente à complexidade da formação docente, uma vez que apresenta reflexões que se beneficiaram de conhecimentos sobre diferentes dimensões que se entrecruzam nessa formação, oferecendo elementos para a compreensão da realidade concreta do ensino praticado nas instituições de ensino.











