Educação Do Campo Na Amazônia

Educação Do Campo Na Amazônia lança um olhar sobre os dilemas das EFAs e resgata o histórico da educação do campo no Amapá.

A publicação descreve a trajetória destas escolas a partir da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em conjunto com organizações sociais e setores progressistas da igreja católica.

Educação Do Campo Na Amazônia lança um olhar sobre os dilemas das EFAs e resgata o histórico da educação do campo no Amapá com depoimentos de personagens históricos que acreditaram e construíram uma alternativa educacional para o meio rural brasileiro.

A sistematização de experiências de processos sociais protagonizados pelas organizações da sociedade civil da Amazônia tem sido uma ação estratégica desenvolvida pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em apoio ao fortalecimento institucional dessas organizações.

Acreditamos que esta ação, articulada com os diversos enfoques e instrumentos formativos desenvolvidos pelo IEB – tais como cursos, oficinas, consultorias especializadas, intercâmbios de experiências, assessoria em gestão de entidades sociais, além do apoio ao fomento de alternativas produtivas sustentáveis, entre outros –, contribui para que essas organizações tenham acesso aos direitos fundamentais no sentido de garantir a reprodução social e econômica de sua categoria, com base nos princípios de sustentabilidade para a conservação e gestão dos territórios amazônicos.

Para o IEB, sistematizar experiências significa um esforço institucional de produção de conhecimento conectado com a realidade e a necessidade de todos os sujeitos envolvidos no processo.

Mais do que a sistematização de dados e informações, interessa-nos a sistematização da experiência; portanto, nosso foco são os sujeitos que vivenciaram a experiência e seus aprendizados sobre a mesma.

Com base nessas premissas é que apresentamos a publicação Educação Do Campo Na Amazônia, resultado da sistematização da experiência das Escolas Famílias (EFAs), realizada no âmbito do projeto “Fortalecimento da Educação do Campo no Amapá como estratégia para a sustentabilidade socioambiental na Amazônia”, que tem o apoio da Fundação Porticus.

O projeto busca fortalecer a atuação das Escolas Famílias como espaços profícuos para catalisar e alavancar a construção de alternativas sustentáveis, constituindo-se em um ponto de irradiação de outro modelo de desenvolvimento, junto aos alternantes, suas famílias e comunidades rurais.

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A sistematização de experiências de processos sociais protagonizados pelas organizações da sociedade civil da Amazônia tem sido uma ação estratégica desenvolvida pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em apoio ao fortalecimento institucional dessas organizações.

Acreditamos que esta ação, articulada com os diversos enfoques e instrumentos formativos desenvolvidos pelo IEB – tais como cursos, oficinas, consultorias especializadas, intercâmbios de experiências, assessoria em gestão de entidades sociais, além do apoio ao fomento de alternativas produtivas sustentáveis, entre outros –, contribui para que essas organizações tenham acesso aos direitos fundamentais no sentido de garantir a reprodução social e econômica de sua categoria, com base nos princípios de sustentabilidade para a conservação e gestão dos territórios amazônicos.

Para o IEB, sistematizar experiências significa um esforço institucional de produção de conhecimento conectado com a realidade e a necessidade de todos os sujeitos envolvidos no processo.

Mais do que a sistematização de dados e informações, interessa-nos a sistematização da experiência; portanto, nosso foco são os sujeitos que vivenciaram a experiência e seus aprendizados sobre a mesma.

Com base nessas premissas é que apresentamos a publicação Educação Do Campo Na Amazônia, resultado da sistematização da experiência das Escolas Famílias (EFAs), realizada no âmbito do projeto “Fortalecimento da Educação do Campo no Amapá como estratégia para a sustentabilidade socioambiental na Amazônia”, que tem o apoio da Fundação Porticus.

O projeto busca fortalecer a atuação das Escolas Famílias como espaços profícuos para catalisar e alavancar a construção de alternativas sustentáveis, constituindo-se em um ponto de irradiação de outro modelo de desenvolvimento, junto aos alternantes, suas famílias e comunidades rurais.

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