A (In)Visibilidade Trans No Sistema Socioeducativo

Esta obra traz como problemática: o Sistema Socioeducativo está objetiva e subjetivamente preparado para receber adolescentes Trans?

Na seara infantojuvenil, no que se refere aos avanços legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Doutrina da Proteção Integral, indubitavelmente romperam paradigmas. Todavia, há pautas pendentes, sendo o direito a identidade de gênero uma delas, em especial no Sistema Socioeducativo.

Assim, esta obra traz como problemática: o Sistema Socioeducativo está objetiva e subjetivamente preparado para receber adolescentes Trans?

Preliminarmente, se analisa a evolução histórica do direito infanto juvenil, adentrando, igualmente, no ato infracional e nas medidas socioeducativas, com foco na medida de internação (privação de liberdade).

Em um segundo momento, se estuda a Instituição FASE e o Centro de Atendimento Socioeducativo CASESA, os quais atuam junto à socioeducação.

Por fim, se adentra na temática de gênero e identidade Trans, sendo tal análise, baseada em um caso fático de internação junto ao Município de Santo Ângelo-RS, tendo por objetivo ouvir a voz de quem a sociedade busca diariamente silenciar.

A dúvida ora levantada é latente, tal qual a necessidade de as Instituições perceberem a existências de adolescentes, homens e mulheres Trans na sociedade, bem como de garantir a efetivação de seus direitos enquanto estes se encontrarem privados de liberdade e/ou cumprindo medida socioeducativa, ainda que não seja somente a medida de internação.

Para tal, este trabalho se deu pela abordagem indutiva, com pesquisa direta, qualitativa e quantitativa.

Ainda, por análise processual, bibliográfica, e entrevistas realizadas com Joana (adolescente Trans), e alguns servidores do CASESA, expondo a (In)Visibilidade Trans No Sistema Socioeducativo, frente a necessidade da inclusão das pautas de gênero e identidade neste setor, bem como, da busca pela real efetivação dos direitos Trans junto ao sistema socioeducativo, pois estes sujeitos não podem permanecer à margem social, local onde se encontram ainda nos dias atuais, quando o direito a identidade parece ser ignorado legal, social e institucionalmente.

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Na seara infantojuvenil, no que se refere aos avanços legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Doutrina da Proteção Integral, indubitavelmente romperam paradigmas. Todavia, há pautas pendentes, sendo o direito a identidade de gênero uma delas, em especial no Sistema Socioeducativo.

Assim, esta obra traz como problemática: o Sistema Socioeducativo está objetiva e subjetivamente preparado para receber adolescentes Trans?

Preliminarmente, se analisa a evolução histórica do direito infanto juvenil, adentrando, igualmente, no ato infracional e nas medidas socioeducativas, com foco na medida de internação (privação de liberdade).

Em um segundo momento, se estuda a Instituição FASE e o Centro de Atendimento Socioeducativo CASESA, os quais atuam junto à socioeducação.

Por fim, se adentra na temática de gênero e identidade Trans, sendo tal análise, baseada em um caso fático de internação junto ao Município de Santo Ângelo-RS, tendo por objetivo ouvir a voz de quem a sociedade busca diariamente silenciar.

A dúvida ora levantada é latente, tal qual a necessidade de as Instituições perceberem a existências de adolescentes, homens e mulheres Trans na sociedade, bem como de garantir a efetivação de seus direitos enquanto estes se encontrarem privados de liberdade e/ou cumprindo medida socioeducativa, ainda que não seja somente a medida de internação.

Para tal, este trabalho se deu pela abordagem indutiva, com pesquisa direta, qualitativa e quantitativa.

Ainda, por análise processual, bibliográfica, e entrevistas realizadas com Joana (adolescente Trans), e alguns servidores do CASESA, expondo a (In)Visibilidade Trans No Sistema Socioeducativo, frente a necessidade da inclusão das pautas de gênero e identidade neste setor, bem como, da busca pela real efetivação dos direitos Trans junto ao sistema socioeducativo, pois estes sujeitos não podem permanecer à margem social, local onde se encontram ainda nos dias atuais, quando o direito a identidade parece ser ignorado legal, social e institucionalmente.

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