Comunicação Multimídia

Comunicação Multimídia - Desde o advento da Internet temos verificado o estabelecimento de parâmetros culturais diferentes daqueles que conhecemos seja na questão pessoal, organizacional ou institucional. Mudaram os hábitos de leitura, de relacionamento e de busca e produção de informações. A cada nova ferramenta que nos é apresentada criamos outras formas de sociabilidade, como temos verificado em relação ao e-mail e as redes sociais como o Twitter, Facebook, Plurk e tantas outras.


Da mesma forma, a disponibilidade de informações tem criado questionamentos sobre a forma de apropriação e aproveitamento destas e se essa “saturação” implica apenas em quantidade, mas também em qualidade. Essas foram algumas das discussões tidas na Divisão Temática 05 – Comunicação Multimídia, do X Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, realizado em Blumenau (SC), nos dias 28 e 29 de maio de 2009 e, agora transpostas para esse livro.
O resultado é uma obra estruturada em áreas como marketing e publicidade, construção de identidades, jornalismo, cibercultura. São reflexões diferenciadas que nos fazem pensar nesse novo universo comunicacional construído a partir da rede mundial de computadores e sua imensa gama de ferramentas.
A primeira parte é constituída por seis artigos que tratam desde a publicidade até a criação de identidades virtuais. Começamos pela caracterização da comunicação e o marketing na cibercultura, para em seguida trazer as tecnologias de informação como suporte à publicidade, em especial na realidade da TV Digital.
Ainda, nesse grupo, a discussão da construção de identidades e marcas através das redes sociais e sua disseminação entre públicos e usuários variados bem como o caráter cognoscitivo do processo de legitimação social e as transformações trazidas pela midiatização da sociedade. Destacamos as estratégias utilizadas tanto por empresas como por organizações sindicais e religiosas para conquistar públicos e adeptos.
Na segunda parte, a discussão do jornalismo participativo, estimulada pela cultura open source, e o papel do público na produção e difusão de notícias. Ainda discutindo jornalismo, as novas linguagens e formatos permitidos pela rede e de como os meios de comunicação estão se apropriando delas para oxigenar a produção noticiosa. Por outro lado, a necessidade de mensuração e demarcação de audiências para, num universo de saturação informacional, dar ao produtor elementos de análise qualitativa do produto oferecido.
Finalmente, na terceira parte, duas discussões distintas. Uma sobre a indústria fonográfica na era da internet com fundamento na indústria cultural e, outra, não menos importante, que é a reflexão acerca da representação do corpo físico na rede, através de avatares e, aqui, se utilizando da dança como expressão corporal.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Comunicação Multimídia

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog