Discurso, Cultura E Mídia: Pesquisas Em Rede Vol. I  é fruto de uma organização que toma por base grupos de pesquisa na área de Análise do Discurso, na tentativa de fortalecermos nossa rede, a partir dos diferentes projetos em andamento, dos pesquisadores envolvidos e de seus lugares de pesquisa, tanto os lugares discursivos, quanto os lugares institucionais.
Os artigos aqui apresentados foram discutidos durante o II Seminário Nacional Discurso Cultura e Mídia, realizado em junho de 2015 na Unisul em Palhoça, Santa Catarina. Esse seminário reuniu os grupos de pesquisa em Análise do Discurso da região sudeste e sul do Brasil. Diferentes pesquisas que se debruçam sobre diferentes materialidades produzindo conhecimento em rede, ou, se preferirem, redes de conhecimento.
A nomeação dessa publicação e também do seminário enuncia nosso objeto: o Discurso, tomando a Cultura e a Mídia como macro instâncias de produção discursiva. Poderíamos enunciar, ainda, a Educação, a Política, a própria Língua como objetos, entre outros, que igualmente se prestariam a macro recortes.
Fizemos uma escolha em função das linhas de pesquisa que temos mais proximidade, e que são assim tematizadas. A escolha sempre poderia ser outra, e estamos aceitando que a evidência é um efeito. Todos estão incluídos, com seus diferentes interesses discursivos.
Esperamos que as pesquisas aqui discutidas suscitem profícuos desdobramentos dessa rede afetiva e teórica formada por analistas de discurso: os que trilham o percurso a mais tempo e aos que iniciam agora essa trilha repleta de desafios e inquietações dos dizeres em curso.
Boa leitura a todos!

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta