História Do Partido Dos Trabalhadores Do Vietname – O Partido Comunista Vietnamita, atualmente Partido dos Trabalhadores do Vietname, foi fundado a 3 de Fevereiro de 1930. Este grande acontecimento era uma necessidade histórica correspondente às exigências da libertação da classe operária e do povo vietnamitas.
Com 4000 anos de história, o povo vietnamita tem belas tradições de luta encarniçada contra as classes dirigentes e de luta de libertação contra os agressores estrangeiros. No decorrer desta luta pela edificação e pela defesa do país, cedo adquiriu uma consciência nacional.
Quando da agressão dos colonialistas franceses contra o nosso país, a classe dos grandes proprietários feudais representada pela Corte dos Nguyen capitulou.
Pelo contrário, o nosso povo sublevou-se sem cessar, e agarrou em armas contra os agressores e os traidores. Os colonialistas franceses levaram perto de 30 anos (1858-1884) a instalar o seu aparelho de domínio. Entretanto o nosso povo prosseguia a sua luta sob diversas formas.
O objetivo dos colonialistas franceses era transformar o nosso país numa saída para as suas mercadorias, arrebatar as nossas matérias-primas, explorar a nossa mão-de-obra a um preço irrisório, obrigar o nosso povo a servir-lhe de carne de canhão.
Mantinham o regime feudal como um instrumento de repressão e de exploração da população, dividiam o nosso país em três «ky» (regiões) com formas administrativas e legislações diferentes e aplicavam uma política de obscurantismo com vista a embrutecer o nosso povo.
Os imperialistas franceses tinham transformado o Vietname num país colonial e semi colonial, com duas contradições fundamentais: a contradição entre a nação vietnamita e o imperialismo francês e a contradição entre o povo vietnamita, principalmente o campesinato, e a classe dos grandes proprietários feudais. A sociedade vietnamita só se podia desenvolver se estas duas contradições fossem resolvidas.
Mas até à fundação do nosso Partido, todos os movimentos de resistência contra os imperialistas franceses se malograram. A contradição entre a nossa nação e os invasores não se tinha podido resolver, porque o nosso povo não tinha uma linha revolucionária adequada à nova época histórica, época do imperialismo e das revoluções proletárias, e não dispunha de uma força dirigente reunindo as condições necessárias para conduzir a revolução de libertação nacional à vitória.

   

 

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta