Metodologias Emergentes Na Pesquisa Em Ensino De Ciências – O presente livro faz parte de uma articulação interinstitucional, encabeçada pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFCE.
Dão suporte a obra diversos grupos de pesquisa no campo do Ensino (Área 46) e Educação (Área 38) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A Área de Ensino integra a Grande Área Multidisciplinar, e em julho de 2015 estava composta por 134 Programas, sendo a sua segunda Área mais numerosa dentre todas da CAPES. A proposta de se discutir as “metodologias emergentes”, isto é, aquelas que vem surgindo ao longo das últimas décadas, funciona como um mote congregador dos textos que compõem a presente coletânea.
São metodologias que nem sempre são utilizadas pelos pesquisadores, sejam eles iniciantes ou experientes, da área do ensino.
No entanto, é de extrema relevância para a formação de um quadro acadêmico de investigadores preocupados com a qualificação profissional, que se busque outras lógicas de pesquisa. Sobretudo, os títulos aqui expostos tentam indicar outros trilhos educativos.
Não se trata de desprezar as visões mais utilizadas de pesquisa em ensino, aquelas já tradicionais, e sim de vislumbrar o novo, dentro de suas possibilidades e limitações epistemológicas e técnicas.
Os textos presentes passeiam sobre os campos da diversidade e das relvas recém-surgidas das investigações mais frescas. As metodologias aqui expostas se ligam ao campo da pesquisa qualitativa em Ensino e Educação.
Cada texto, além de trazer uma exposição-reflexão sobre o método apresentado, ainda conta com a descrição de relatos de experiências dos autores, o que permite ao leitor ter contato com teorias e práticas oriundas das vivências dos investigadores, desde seus êxitos, dificuldades e potencialidades.

 

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta