Mao Tsé-Tung Na Revolução Chinesa – Neste impecável texto, o autor demonstra o porquê de Mao Tsé-tung ser o grande expoente do marxismo-leninismo na China, por como aplicou de forma criadora os princípios formulados por Marx, Engels, Lenin e Stalin à realidade concreta chinesa.
Como já apontara o camarada Stalin, a Revolução Chinesa se revestia de peculiaridades e, portanto, a teoria deveria dar conta dessas características específicas e dar um sentido especial ao processo revolucionário.
E a partir dos ensinamentos da Revolução de Outubro na Rússia, Mao Tsé-tung pode desenvolver e aplicar o marxismo-leninismo para guiar o povo chinês, sob a direção do Partido, para sua libertação nacional e para o socialismo.
O livro aborda o contexto chinês, que então era palco de inúmeras contradições entre os imperialistas no Oriente, o que fez com que a China se tornasse um país fundamental na luta anti-imperialista mundial.
A compreensão disto é primordial para entender o papel da China como um bastião da luta pela libertação nacional dos países coloniais e semi-coloniais no mundo, apontando o caminho para todos os países dominados da Ásia, da África e da América Latina.
Chen Po-ta destaca a liderança de Mao Tsé-tung na encarniçada luta contra os desvios dentro do Partido Comunista da China, tanto contra o oportunismo de direita quanto contra o oportunismo de “esquerda”.
Ambos, em muitas ocasiões se tornaram extremamente danosos a linha política e sua aplicação no decorrer das lutas gerou graves equívocos e sérios prejuízos ao Partido e ao povo.
Ao dar uma correta solução a problemas de inúmeras ordens, internas e externas, Mao Tsé-tung pode assentar as bases que possibilitaram ao Partido Comunista da China guiar as massas populares até a vitória final.
A centralidade da direção do proletariado na revolução, o papel das bases revolucionárias no campo até o cerco das cidades, a ampla frente única de unidade e de luta, o contínuo desenvolvimento da revolução democrática na Revolução Socialista: todos estes pontos foram elucidados e desenvolvidos brilhantemente pelo camarada Mao Tsé-tung, de acordo com as necessidades concretas que se impunham, e assim garantiram a justeza da direção revolucionária do Partido no processo da Revolução Chinesa.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta