Impactos Da Violência Na Saúde – Nos últimos anos o Sistema Único de Saúde (SUS) defronta-se com a necessidade de desenvolver respostas adequadas aos efeitos crescentes das violências em nosso país.
Vê-se um aumento vertiginoso de situações violentas e, em especial, daquelas com alto grau de letalidade. No ano de 2011, as chamadas causas externas, entre as quais as agressões e os acidentes de transporte, geraram 145.842 óbitos no Brasil, sendo a terceira causa de morte no país e a segunda no sexo masculino.
O incremento das taxas de mortes violentas, bem como do número de pessoas que em consequência da violência passam a viver com lesões graves e incapacitantes, delegou ao sistema de saúde os desafios de construir e consolidar outras formas de abordagem da atenção à saúde, da vigilância, da prevenção e da promoção da saúde.
Originalmente organizado para dar suporte a um curso a distância, Impactos Da Violência Na Saúde extrapola seus objetivos iniciais e compartilha com estudantes, profissionais e gestores de saúde ideias e reflexões para reconhecer e enfrentar a violência como grave problema de saúde pública.
Impactos Da Violência Na Saúde contextualiza a violência na realidade brasileira, aborda a história da incorporação do tema na agenda do setor saúde e discute a importância de uma política para a área. Destaca como a família, a escola, a comunidade e a mídia podem e devem ser alvos de medidas de prevenção à violência.
De modo didático, Impactos Da Violência Na Saúde descreve cenas e casos de violência que chegam aos serviços de saúde e, em seguida, oferece textos para reflexão e outras sugestões de leitura, de modo que os profissionais possam se preparar para lidar com situações semelhantes.
Dessa forma, Impactos Da Violência Na Saúde estudada e discute temas como crianças e adolescentes em situações de violência; formas de institucionalização tradicionalmente reconhecidas pelas relações de violência; violência no trabalho; e violência contra pessoas portadoras de deficiência, mulheres e idosos.
Completam Impactos Da Violência Na Saúde um passo a passo para um diagnóstico situacional da violência; uma proposta para a elaboração de um plano local de promoção, prevenção e atenção às situações de violências e acidentes; e exemplos de avaliação de programas e ações nesse campo.

 

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta