Diário Do Sítio Da Colônia Do Sacramento (1735-1737) – O documento que hora publicamos faz parte do acervo de manuscritos da Biblioteca Nacional de Portugal.
Segundo a catalogação, o mesmo seria a primeira versão da obra de Silvestre Ferreira da Sylva, Relação do Sítio da Nova Colônia do Sacramento, publicada em Lisboa em 1748, a qual foi teve uma impressão fac-similar pela Editora Arcano 17, de Porto Alegre, em 1993.
Embora estejamos de acordo que, provavelmente, se trata de uma obra escrita por um militar que serviu na Colônia do Sacramento durante sítio que se estendeu de outubro de 1735 a setembro de 1737, não nos parece que o autor do diário seja Silvestre Ferreira da Sylva.
A Relação do Sítio da Nova Colônia do Sacramento e o Diário dos Sucessos da Nova Colônia do Sacramento têm uma escrita bastante diferenciada. Enquanto a primeira apresenta muitos dados e nomes, a segunda apresenta dados errados ou em dúvida, além de se preocupar muito mais com aspectos do cotidiano da guerra que a primeira.
Mas, se não podemos provar que as duas obras são do mesmo autor, tampouco podemos provar o contrário, uma vez que não encontramos o manuscrito que foi publicado em 1748, a fim de comparar a grafia dos dois manuscritos.
Devido ao interesse que o diário tem para os pesquisadores da história da Colônia do Sacramento e para os interessados na área, julgamos ser muito útil a publicação do mesmo, mesmo que a princípio ele foi copiado unicamente como fonte de pesquisa particular, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012.
O diário encontra-se em boas condições e tem uma grafia bastante fácil de ser compreendida.
Para auxiliar a divulgação do diário optamos por atualizar a ortografia. Inserimos entre colchetes as palavras que faltam para dar sentido à frase, sempre que elas sirvam somente de elemento de ligação e que não comprometam o texto original.

 

Camisa Pilha De Livros

Deixe uma resposta