Saúde No Brasil, Formação Acadêmica, Práticas E Exercício Da Profissão Vol. I: Políticas Públicas De Assistência Social/Atenção À Saúde Coletiva E Individual – A época é de alegria, de aproveitar para ser “brasileiro”. Esta coletânea de artigos foi escrita no ano de copa do mundo “Rússia – 2018”.
Neste momento, as atenções ficam voltadas para times, jogos, jogadores, lances e mais uma vez, se deixa para trás necessidades reais. O Brasil, o país do futebol é também um país de desigualdades sociais.
O cenário atual nos apresenta a cada dia, mais e mais miséria, injustiça e exploração econômica. Os excluídos vivem em luta constate em busca de bem-estar, assistência à saúde e medidas que priorizem a igualdade entre os brasileiros, independente da classe social que o indivíduo é classificado.
Os governos implementam programas e projetos sociais que podem minimizar e diminuir a carência de pessoas menos favorecidas, que no Brasil, são a maioria.
A atenção básica à saúde tem deixado muito a desejar.
Hospitais sem recursos mínimos são superlotados de cidadãos com necessidades primárias de atendimento. A cultura do brasileiro de estar em enormes filas, já não lhe causa uma dor a mais. A enorme fila já se tornou parte do atendimento.
O sistema de ensino atual tenta qualificar jovens para o trabalho visam preparar para um futuro melhor, buscam inseri-los no mercado com qualificação profissional e não atentam para a necessidade pessoal, a cidadania.
A juventude está imersa em comunidades abandonadas pelo sistema. O campo, as cidades, os bairros e becos estão faccionados e o poder público não consegue ter êxito em suas ações preventivas, pois, querem resolver questões sociais utilizando as forças militares.
Diante do sistema capitalista um grupo de profissionais de assistência social, professores e pesquisadores insistem na importância de se olhar para o ser humano. Objetivando a necessidade de criação e implantação de políticas públicas que proporcione cuidados à saúde, o trabalho digno e o bem-estar social.
Nesta coletânea serão exibidas pesquisas, análises e novos paradigmas que envolvem o serviço social, saúde e seus dilemas. No momento onde tudo é deixado de lado diante de um evento esportivo, não se pode deixar de lado nosso maior prêmio, o conhecimento, o aprendizado e a aplicação destes de forma eficaz, verdadeira e direcionada ao indivíduo mais necessitado.
Os textos aqui disponibilizados lhe farão perceber a importância do profissional de assistentes sociais na busca diária pelo bem-estar físico, psicológico e social dos usuários assistidos pelas políticas públicas.

 

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta