Aprendizagem Em Rede Na Educação A Distância: Práticas E Reflexões registra e discute um modelo de EAD, a partir de iniciativa pioneira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, no período de 2006 a 2011, primeiro curso de graduação a distância da Universidade, dentro de uma perspectiva da inovação pedagógica e da aprendizagem em rede, com o intenso uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
Os resultados alcançados evidenciam novas possibilidades no campo educacional, no modo como se ensina e se aprende, constituindo importantes subsídios para projetos educativos inspirados numa concepção de educação que se pretende transformadora e que também se transforma.
O receio compartilhado por muitos educadores de que a Educação na Modalidade a Distância (EAD) não passasse de uma alternativa compensatória para atender os que não podiam frequentar um curso presencial, hoje já está superado, como pode-se constatar nos relatos de vários estudos realizados nos âmbitos nacional e internacional.
No cenário educacional brasileiro, a EAD tem ampliado a sua visibilidade tendo como motivo principal, mas não único, um importante fomento às iniciativas públicas neste setor nos anos recentes, notadamente como parte de um esforço nacional para melhorar a qualidade do ensino superior e, principalmente, o ensino básico já que grande parte desse esforço está concentrada na formação e qualificação de professores para atuação nas escolas públicas.
Atendendo ao edital do Programa Pró-Licenciatura do MEC, a UFRGS ofereceu, no período de 2006/2 a 2011/1, o Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância (PEAD), concebido para formar, em nível superior, professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, sem graduação em Pedagogia.
A iniciativa teve dois propósitos centrais: contribuir para a qualificação dos profissionais do ensino da rede publica de ensino, no nível fundamental e, experimentar e avaliar novos modelos para educação a distância no Ensino Superior, apoiados em um concepção interacionista de mediação e no uso intensivo de tecnologias digitais, com base na convergência das mídias e da internet.

 

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta