Campina Grande Hoje E Amanhã – Os textos articulados no presente eBook fazem parte de um projeto editorial mais amplo que visa, em linhas gerais, contribuir para a construção de um Fórum Permanente de Discussões sobre questões críticas para o desenvolvimento dos municípios paraibanos.
Campina Grande Hoje E Amanhã é o primeiro volume dessa série e tem como fonte de motivação as comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.
Mais do que uma homenagem à chamada Rainha da Borborema, esta coletânea, heterogênea em sua composição autoral, teórica e ideológica, busca, de um lado, enfrentar mitos (como o da vocação para ser grande, por exemplo) e, de outro, apresentar um conjunto de reflexões, preocupações e contribuições sobre temas que vão da infraestrutura, passam pelo trabalho, discutem o abastecimento e a mobilidade urbana, e não deixam de fora a questão da arte e da cultura.
O processo de articulação e organização da obra teve como ponto de partida uma convocação pública a autores acadêmicos e não acadêmicos (jornalistas, escritores, pesquisadores, gestores, intelectuais, artistas, políticos, dentre outros) de diferentes áreas, para a produção de textos com reflexões sobre o presente e o futuro da cidade.
Propositalmente, não se fez referência, no documento de convocação, se os autores interessados e convidados a escrever poderiam ou não discorrer sobre o passado. Para os organizadores pareceu evidente que em qualquer discussão sobre Campina Grande (ou outro município), a dimensão histórico-contextual é imperativa.
O que se buscou enfatizar, na ‘provocação’, foi que não se perdesse de vista os desafios do tempo presente e suas implicações para o planejamento do futuro, próximo ou distante.
O que há de inovação neste projeto, que resulta de uma determinação política de comprometimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com o desenvolvimento da região na qual está inserida, é seu caráter aberto e flexível. O conceito não é novo, mas é a primeira vez que a EDUEPB o adota.
Trata-se de uma obra cuja convocação para ampliá-la permanece aberta. Os autores podem, inclusive, periodicamente revisitar seus textos.
Um detalhe importante é que, pela adoção do conceito, o projeto pode receber e publicar contestações (a textos e/ou texto específico) e alimentar controvérsias e polêmicas, respeitando, obviamente, princípios éticos e a liberdade de expressão.
Há, neste primeiro volume, ensaios, artigos resultados de investigações empíricas e alguns textos de opinião. Todo esse material estará disponível em diferentes bases e repositórios online, de acesso livre, incluindo os da própria Universidade.
Recomenda-se que as leituras e opiniões aqui expressas não sejam tomadas como verdades absolutas, mas, sim, como o que elas de fato são: provocações.

 

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta