História Da Civilização Brasileira – Fruto da organização de suas aulas no Colégio Pedro II e do curso de “extensão universitária”, regido por Pedro Calmon no Museu Histórico Nacional, em 1932, o conteúdo desta obra interessa tanto ao estudante quanto ao pesquisador.
A História Da Civilização Brasileira foi obra de sucesso, para os padrões editoriais brasileiros, durante cerca de 30 anos.
A primeira edição foi publicada em 1933, quando seu autor era um jovem intelectual baiano de há pouco instalado no Rio de Janeiro.
Em 1963 História Da Civilização Brasileira, sempre reeditado pela prestigiosa Coleção Brasiliana, da Companhia Editora Nacional, atingia a 6ª edição, à qual se acrescentaram uma edição argentina e uma italiana.
Daí em diante, profundamente modificada a historiografia brasileira, a obra foi caindo no olvido, até tornar-se raridade bibliográfica.
O próprio Calmon a veria como um trabalho de juventude, menos acabado que a História Social do Brasil, a História da Casa da Torre ou a História do Brasil.
História Da Civilização Brasileira possui, no entanto, considerada sua época, relevantes contribuições, mais tarde desenvolvidas em estudos monográficos por outros autores ou simplesmente incorporados às novas sínteses que surgiram.
Na historiografia brasileira, Pedro Calmon destaca-se entre os que estudaram os fatos históricos e os interpretaram à luz de uma proposta acurada, presa aos acontecimentos sem esquecer que a história é dinâmica e seu estudo requer um instrumental que vai buscar em outras disciplinas o rigor para sua análise.
Grande escritor, Calmon desenvolveu um estilo aliado ao conhecimento profundo das fontes históricas mais documentadas, de modo a cativar não só os estudiosos da História, como também os leigos, interessados em nosso passado.
Nesta aventura cultural, Pedro Calmon navega nas primeiras caravelas que aqui aportaram com Cabral até as águas procelosas da Proclamação de República.
A História Da Civilização Brasileira é uma exegese que honra a trajetória do autor e que coloca nas mãos dos interessados em nossa História uma interpretação original e preciosa da evolução da civilização brasileira.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta