Políticas Públicas De Lazer – A partir da Constituição de 1988, o lazer passou a ser considerado direito social de todos os cidadãos brasileiros. Sendo assegurado, também, praticamente em todas as constituições estaduais e em todas as leis orgânicas de municípios de nosso país.
No entanto, a política de hierarquização de necessidades, a pouca difusão de pesquisas e de sistematização (advindas de discussões e experiências concretas vivenciadas em políticas públicas inovadoras, diferentes daquelas do evento por si só) e os poucos recursos disponíveis, fazem com que esta área ainda careça de ações que abranjam, de forma efetiva, os municípios, os estados e a esfera federal.
Qual seria o lugar do direito ao lazer nos órgãos de governo? A confusão é gritante, com secretarias e departamentos de cultura, esporte, turismo, arte… Quais as estratégias mais adequadas para a formulação de políticas? Que itens devem compô-las?
A apresentação de novos estudos na área, em Congressos, como o ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer, abrigando em suas edições o Encontro de Gestores Públicos de Esporte e Lazer e; o Seminário Nacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer; tem ganhado força em eventos mais amplos, como o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, – com o desenvolvimento de dois grupos de trabalho temático, um em Recreação e Lazer e outro em Políticas Públicas em Educação Física, Esportes e Lazer, – entre outros eventos significativos nas áreas de Educação Física, Turismo e Ciências Humanas etc. O que vem mudando, pouco a pouco, o panorama quanto à pesquisa.
Muito ainda precisa ser feito antes que o lazer seja vivido, plenamente, como um direito social pela nossa população; para que o Sistema Nacional de Esporte e Lazer se consolide e funcione, ou para que o lazer torne-se um programa de governo, ligado a uma Secretaria Especial, por exemplo.
Políticas Públicas De Lazer surge para contribuir na reflexão da complexa tarefa de formulação de políticas públicas setoriais na área de lazer. Além disso, também procura oferecer material para discussão aos muitos cursos, de Educação Física, Turismo, Administração e outros, que vêm adotando em seus currículos a disciplina de Políticas Públicas De Lazer.

 

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta