Políticas Culturais Para As Cidades parte da compreensão da cidade como fenômeno cultural na contemporaneidade e abriga textos que abordam as relações diretas entre as políticas culturais e as cidades, seus efeitos no espaço urbano, a construção de territorialidades e as relações entre diferentes atores sociais com a gestão pública.
Os impactos culturais da produção de espaços contemporâneos são analisados a partir de diversas abordagens.
Estas apontam de maneira interdisciplinar os alcances e limites das intervenções do poder público nas cidades, seja no que diz respeito à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência, quanto no que tange aos serviços e produtos do turismo que impactam em festividades e na construção de identidades culturais, dentre outros enfoques.
A importância da participação social e da cidadania cultural nas diversas manifestações da disputa pelo direito à cidade permeiam, de modo transversal, as análises deste volume.
Os riscos da espetacularização do espaço público por meio de grandes projetos urbanos e os limites da ausência de envolvimento das comunidades tradicionais nos processos de patrimonialização e promoção de seus saberes e fazeres são alguns dos objetos de análise que compõem o segundo livro da coleção, Políticas Culturais Para As Cidades.
O processo de construção de uma nova cultura urbana é um aspecto analisado a partir dos impactos de políticas de promoção da ocupação dos espaços públicos e da descentralização do acesso à produção e à fruição cultural.
As reflexões críticas sobre o papel das políticas públicas culturais para as cidades contemplam ainda estudos sobre políticas culturais municipais, ações públicas e territorialidades, políticas locais setoriais e os desdobramentos territoriais de interações federativas.
Outro destaque dos conteúdos de Políticas Culturais Para As Cidades é a valorização da centralidade da cultura no desenvolvimento das cidades. A transversalidade da cultura e a sua intersetorialidade com o turismo, a economia e a comunicação expressa a importância da integração de diversas políticas públicas para obtenção de resultados efetivos voltados à cidadania cultural.

Baixe o volume I aqui.

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta