Prisioneiros Da Geografia – A geografia sempre moldou a nossa vida. O poder, as guerras, a política e o desenvolvimento social e humano, incluindo língua, comércio e religião, são delimitados por ela – e assim continua a ser, mesmo com os avanços tecnológicos.
Claro que ela não determina o curso de todos os acontecimentos: grandes ideias e grandes líderes são parte importante dos movimentos da história. Mas eles devem todos operar conforme os limites da geografia.
Jornalista e correspondente internacional, Tim Marshall começou a se interessar por geopolítica durante sua vasta experiência de reportagem em áreas de conflito. Em Prisioneiros Da Geografia, ele explica a geopolítica global abrangendo heranças do passado, como a formação de nações; abordando as situações mais prementes que enfrentamos no presente, por exemplo os distúrbios na Ucrânia e o papel cada vez maior da China; e olhando para o futuro, em questões como a crescente competição no território ártico.
O autor organizou Prisioneiros Da Geografia em torno de dez mapas centrais, que examinam as principais regiões estratégicas do globo: Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, África, Oriente Médio, Índia e Paquistão, Japão e Coreia, América Latina e, por fim, o Ártico.
Analisando o clima e os mares, montanhas e rios, desertos e fronteiras, oferece o contexto e ferramentas para que possamos entender de que forma as características físicas de um território influenciam os seus pontos fortes e os vulneráveis – e as decisões que seus governantes tomam.
Escrito com objetividade, clareza e descontração, para a edição brasileira, o autor reviu e atualizou o texto, incluindo os desenvolvimentos mais recentes da geopolítica mundial.

Tim Marshall é jornalista e escritor britânico. Autoridade em assuntos estrangeiros, com mais de 30 anos como repórter, cobriu dezenas de países e conflitos, como Bósnia, Kosovo, Afeganistão, Iraque e Síria, colaborando para BBC e Sky News e The Times, Sunday Times, Guardian, Independent e Daily Telegraph, entre outros. É fundador e editor de TheWhatandtheWhy.com. Seu blog Foreign Matters foi finalista do Orwell Prize (2010).

 

Camisa Casa De Livros

Deixe uma resposta