Cinema & Educação – Ao invés de seguir a tendência dominante de tratar o cinema como mais um recurso didático para o ensino -, Rosália parte do entendimento de que a educação e o cinema são formas de socialização dos indivíduos e instâncias culturais que produzem saberes, identidades, visões de mundo, subjetividades.
Assumindo que muitas das concepções veiculadas em nossa cultura têm como referência significados que emergem das relações construídas tanto entre alunos e professores quanto entre espectadores e filmes, a autora aponta o caráter extremamente educativo do cinema.
A medida em que vai estabelecendo conexões entre o currículo nas salas de aula e o currículo no cinema, Rosália levanta questões importantes seja no que diz respeito às dimensões culturais do campo educacional, seja no que diz respeito ao próprio uso do cinema na educação escolarizada.
A prática de ver filmes fez com que a própria autora ampliasse seus conhecimentos, o que lhe instigou a estudar as relações das pessoas com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação das pessoas em sociedades audiovisuais como a nossa.
Ela diz que Cinema & Educação foi fruto de sua experiência pessoal como espectadora, pesquisadora e professora. Assim é que, como toda escrita apaixonada, é possível sentirmos a presença da autora no decorrer da leitura. Comenta sobre sua paixão por assistir a filmes desde quando era criança (muitos deles, na televisão), bem como sua paixão pelo cinema, o que envolve certos “sacrifícios” para que se possa entrar no mundo dos cinéfilos.
No final de Cinema & Educação, e seguindo a organização geral da coleção, a autora sugere leituras adicionais e vários sites da Internet comentados sobre história e teoria do cinema e filmografia em geral.
Não há dúvida de que Cinema & Educação, além de informativo, discute importantes questões pertinentes ao campo educacional e traz sugestões úteis para o ensino em geral, uma vez que assume o entendimento de que existem uma ampla série de pedagogias culturais que não podem ser ignoradas por nós, educadores e educadoras. O cinema é uma delas.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta