Marx & Engels, datado de 1927, é resultado de um dos cursos ministra­dos por Riazanov na Academia Comunista de Moscou sobre a história do marxismo.
A atual crise mundial que afeta o mundo inteiro, fruto dos proble­mas estruturais do capitalismo, amplia e recrudes­ce a miséria e pobreza das imensas massas humanas na Ásia, na África e na América Latina, aumenta a exploração dos trabalhadores em todo o mundo, retira direitos democráti­cos fundamentais conquistados pelas lutas populares nas últimas décadas.
Neste cenário, os nomes de Friedrich Engels e Karl Marx voltam a ganhar destaque entre todos aqueles que pretendem criticar a ordem capitalista em algum nível. Para os comunistas, a tarefa se reveste de importância ainda maior.
Assim se faz necessário a todos os que se pretendem marxista-leni­nis­tas o estudo amplo, rigoroso e sistemático sobre a concepção materialista da história elaborada pelos dois filósofos alemães.
Marx e Engels foram responsáveis por uma verdadeira revolução no conhecimento humano, a fundamentação do materialismo histórico, mé­todo científico que proporciona a descoberta das leis gerais objetivas que regem o desenvolvimento da sociedade burguesa.
O marxismo, tal como ficou conhecido nesse momento histórico, herdou o que de melhor havia sido criado pelo pensamento humano, a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês, e os superou dialeticamente em uma nova sín­tese, uma etapa superior para o entendimento da vida social.
Nos atuais tempos, em nosso país, acentuadamente no âmbito acadêmico, muitos grupos de professores e estudiosos bradam a palavra de ordem “volta a Marx”, para retomar a “autenticidade” da teoria em detri­mento ao desenvolvimento desta em um período histórico revolucionário que se inicia com a Revolução de Outubro.
A partir desta visão purista, toda a riqueza da experiência concreta da luta do proletariado e dos povos coloni­ais são ignoradas (quando não atacadas virulentamente) por ter se distanci­ado de uma pureza perdida do dever ser abstrato que não se realizou como se imaginava.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta