Aquisição De Língua Materna E De Língua Estrangeira: Aspectos Fonético-Fonológicos – Uma coleção de livros temáticos sobre Investigações em Linguística Aplicada não se faria completa se não contemplasse pesquisas sobre aquisição da linguagem e, especialmente, sobre aquisição de aspectos fonético-fonológicos das línguas.
O entendimento da língua como processo – que caracteriza a Linguística Aplicada – implica interesse particular sobre fatos fonológicos na aprendizagem incidental e intencional de línguas, seja da Língua Materna, seja de uma ou mais Línguas Estrangeiras.
A aquisição da Língua Materna desdobra-se ainda em dois campos de atenção: o do processo considerado ‘normal’ e daquele identificado como ‘com desvios’, por escapar aos padrões de desenvolvimento que os sistemas das crianças apresentam através de diferentes etapas aquisicionais.
Pelo fato de todas essas áreas estarem sendo alvo de estudos em andamento, este livro reflete o que se pesquisa hoje no Brasil e em Portugal em se tratando de aquisição e desenvolvimento fonológico, vinculando-se, diretamente, os trabalhos a esse campo de conhecimento interdisciplinar, voltado para a investigação dos problemas que surgem quando se ensina ou se usa uma língua, dentro e fora da sala de aula, que é a Linguística Aplicada.
Deve salientar-se que a maior parte dos trabalhos aqui publicados foram inicialmente apresentados no V Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, realizado em Porto Alegre em setembro de 1998, tendo sido, no entanto, posteriormente revisados e aumentados por seus autores.
Seguindo o tema do Congresso ‘A Construção do Conhecimento Linguístico’, o título ‘A Construção do Conhecimento Fonológico’ poderia caracterizar claramente o conteúdo e o objetivo do presente livro: os trabalhos têm, como traço comum, a análise da aquisição, normal e com desvios, do Português – Brasileiro e Europeu – como Língua Materna e do processo desenvolvimental da fonologia do Francês, do Inglês e do Espanhol como Língua Estrangeira por alunos brasileiros.
Por esse largo escopo – e pelo fato de os fenômenos abordados estarem ancorados em diferentes modelos teóricos –, o livro pode interessar a estudiosos de várias áreas.

 

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta