3º Caderno Pedagógico: PIBID Universidade Franciscana – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFN objetiva, um conjunto de ações que visam o incentivo à docência pelo viés da formação inicial, junto aos estudantes dos cursos de licenciaturas.
Propõe-se a contribuir para a melhoria dos processos de aprendizagem de alunos das Escolas de Educação Básica, para a formação de professores em serviço e para que tanto a Universidade quanto as Escolas repensem seus processos formativos com a finalidade de qualificá-los e torná-los significativos.
O Programa tem um caráter formativo, investigativo, multidisciplinar e visa concretizar e consolidar a formação compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica, que potencialize aos futuros professores a construção de competências e habilidades necessárias ao exercício da docência, assim como contribua para a [re]significação da identidade profissional dos docentes em serviço.
Dentre os eixos norteadores que foram priorizados na formação e atuação de professores se destacam: indissociabilidade entre teoria e prática; conhecimento compartilhado; interdisciplinaridade como atitude articuladora e dinamizadora do currículo; pesquisa na educação; [re]construção de saberes docentes.
Os textos reunidos, neste Caderno Pedagógico, apresentam uma produção conjunta de bolsistas, supervisores, coordenadores de área e colaboradores do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) do Universidade Franciscana – UFN e relatam ações práticas desenvolvidas nas Escolas públicas parceiras do Programa.
A apresentação dos textos foi pensada, assim como, nas edições anteriores, de forma a servir de inspiração a professores em serviço ou demais interessados na Educação Básica.
Inicialmente em “para introduzir”, o leitor encontrará uma breve introdução ou apresentação do tema; a seguir em “para situar o diálogo” são apontados referenciais teóricos que orientaram a escolha da atividade. Por fim, no item “para compartilhar” é feita a descrição propriamente dita, da inserção.
Todos os textos presentes neste Caderno Pedagógico estão voltados para a qualificação e inovação do ensino da Educação Básica. Este é um dos compromissos do projeto PIBID/UNIFRA, porém os temas são variados, tanto quanto as possibilidades educacionais permitem.

 

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta