Educação Como Forma De Socialização Vol. V: Educação Na Diversidade Dos Seguimentos De Ensino, Currículos E Docência – A educação tem infinidades de interpretações e práticas. Em se tratando de educação universitária, escolar e infantil as diversidades se dão no formato dos currículos, das didáticas e das possibilidades físicas ambientais.
Com base no produto da Coletânea: Educação Na Diversidade Dos Seguimentos De Ensino, Currículos E Docência, apresentamos as pesquisas realizadas por estudantes e orientadores de cursos de pós-graduação stricto sensu de várias universidades.
O currículo e a didática andam lado a lado, ou inserem-se mutuamente. Conteúdos e práticas se complementam quando as finalidades são ensinar, aprender, executar. Entretanto, podemos diferenciar currículo e docência.
O currículo: “não é apenas um documento que contemplam as disciplinas e sim toda a ação, todo o percurso percorrido por todos os envolvidos no sistema educacional, família, comunidade, professores, alunos, governo federal, governo estadual e também os representantes municipais, todas as pessoas envolvidas no processo educacional, de certa forma elabora, organiza e legitima.
Todos os saberes e conhecimentos estão ligados a politica e a cultura, trabalhando o currículo, trabalha-se o saber do cotidiano onde se transforma em saber cientifico”.
E docência: “caracteriza-se por ser um campo de estudo voltado para formação humana, em que o mediador procura compreender os aspectos presentes na sociedade, na formação do indivíduo, e em suas práticas pedagógicas, para que estas sejam eficientes”.
Nestes contextos em que as definições sobre currículo e docência podem ser diferenciadas através da exposição anterior, como também das pesquisas realizadas pelos/as autores/as desta coletânea, apresentamos resumidamente a que se propõe cada texto em sua composição.
Por pesquisa bibliográfica há estudos que tem por objetivo entender alguns pareces que teóricos formularam sobre ensino e aprendizagem. Há enfoques para a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
Em se tratando do ensino superior e a vertente profissional para o ensino na educação infantil, o texto voltado para este tema foca nos desafios que o profissional docente do Normal Superior ou Pedagogia irá enfrentar ou enfrenta na condução de sua prática ou didática, tendo sempre o currículo em novas atualizações para esta modalidade de ensino.

 

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta