Direitos Humanos: Limitação Do Poder, Dificuldades De Efetivação E A Dignidade Da Pessoa Humana Dos Grupos Sociais Vulneráveis – Trata-se de publicação, em formato de livro, do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos Fundamentais (GEDHUF), do Curso de Direito, da Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA).
Pontua-se que as temáticas abordadas nos artigos se mantêm atuais.
Os debates sobre direitos humanos não se esgotam, mas se redefinem em virtude dos problemas emergentes no espaço social. Os embates dão margem ao surgimento constante de identidades e grupos buscando ver-se respeitados como cidadãos, o que é desafiador para os pesquisadores em direitos humanos. Neste sentido, alguns membros do Grupo de Pesquisa submeteram seus artigos para esta obra coletiva, denotando que os seus entendimentos teóricos podem subsidiar a luta em prol de direitos e garantias no plano prático.
A proposta dos organizadores/as centrou-se nessa medida em demonstrar o estado da arte das pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa, que subsidiaram os debates oriundos do III Encontro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais do Cariri, onde estes debates, conduzidos pelos professores/as orientadores/as do grupo puderam ser repassados e discutidos com uma assembleia de estudantes e professores das instituições de ensino superior da região do Cariri, proporcionando atualização e vivo debate das questões prementes dos Direitos Humanos Fundamentais.
A temática do livro, em seu título, através dos exemplos dados oriundos das pesquisas conduzidas nos capítulos desse livro, seja em sua versão digital, seja em sua versão física, vem a reforçar os limites em que nós, teóricos, pesquisadores, militantes e ativistas de direitos humanos encontram perante a dificuldade, por vezes quase impossível, da plena efetividade dos direitos mais básicos da humanidade, mormente naqueles grupos em que a maioria das lutas pelo reconhecimento desses mesmos direitos foram marcadas em seus corpos e almas.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta