Yamamoto: O Homem Que Atacou Pearl Harbour – O autor Hiroyuki Agawa, escritor muito conhecido no Japão, reuniu enorme massa de informações para traçar o perfil do Almirante Isoroku Yamamoto.
Entrevistou numerosas pessoas, leu cartas e documentos, estudou obras biográficas de outros autores sobre o mesmo personagem, consultou jornais e revistas, percorreu arquivos públicos c particulares.
Resultou daí uma obra rica em detalhes que, reunidos, constituem uma das mais completas biografias do discutido idealizador do ataque a Pearl Harbor.
No correr da narrativa, o leitor encontrará fatos históricos, figuras de relevo do mundo político, militar, econômico e cultural do Japão moderno, e entrará em contato direto com certos hábitos e costumes do país das cerejeiras.
E através da descrição da maneira de reagir do herói e dos homens e mulheres que cruzaram com ele, nos diferentes caminhos da vida, tomará conhecimento de certos aspectos psicológicos muito sutis e peculiares dos japoneses.
Estatura de 1 metro 58 e peso 55 a 56 quilos, ossatura delicada, quase feminina. Uma dona de estalagem que era intima do Almirante conta que ele tinha dedos de pianista.
Aliás Yamamoto só tinha oito dedos nas mãos. Na guerra russo-japonesa, uma bala de canhão acertou no vaso de guerra Nisshin, no qual ele servia como guarda-marinha e lhe arrancou o médio e o indicador da mão esquerda.
Por isso as mulheres do bairro alegre de Shimbashi o apelidavam de “80-Sen”.
Na época o preço de manicura das duas mãos era de um yen. “Mas para Yamamoto-san deixamos por 80 sen”, diziam.
No corpo de Yamamoto havia outras horríveis cicatrizes deixadas pela guerra de 1904-5.
Entretanto, o fato de Yamamoto ter sido um homem pequeno não tem nenhuma importância.
Pouco mais de seis meses depois do “dia que viverá na infâmia”, como o presidente americano Roosevelt classificou o ataque a Pearl Harbor, Yamamoto sofreria uma derrota de proporções catastróficas na Batalha de Midway. Nesta, foram afundados os porta-aviões Akagi, Kaga, Hiryu e Soryu – todos veteranos de Pearl Harbor.
Somente o Almirante Japonês Yamamoto, foi o unico não-germânico a ganhar a Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho e Espadas pelo sucesso do Ataque a Pearl Harbor.

 

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta