Educação Como Forma De Socialização Vol. II: Educação, Escola E Sociabilidade – Ao prefaciar este livro, nos sentimos extremamente motivados e contentes. Primeiramente, por oferecer a todxs nossxs leitores uma obra bastante atual ao contexto sócio-políticoeducativo no qual estamos vivendo.
Em segundo, por termos a oportunidade de contribuir, enquanto grupo de pesquisa, com o cenário educacional cearense e brasileiro.
Nosso grupo de pesquisa (GEAD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular) é constituído por pesquisadores e pesquisadoras vinculadxs a diversas instituições, inclusive de outros estados do país.
Nesse caso, optamos por convidar profissionais da educação atuantes no estado do Ceará, para que pudéssemos proporcionar uma leitura e contributos decorrentes de uma demanda particular. Certamente, reconhecemos que supera a endogenia e os particularismos, mesmo por que nosso estado vive as mazelas similares aos demais estados da união.
A educação por aqui é muito parecida com a dali. Mesmo assim, optamos por esse processo com o intuito de priorizar leituras que emergem de práticas educativas vividas e sentidas no solo cearense.
Entretanto, mais uma vez, fazemos questão de destacar que jamais iríamos cair na ideia de bairrismos ou especifismos inadequados e mal avaliados. Assim sendo, a ideia inerente a Educação, Escola E Sociabilidade é oportunizar esse ensaio de reflexão-ação-reflexão desde dentro indo adiante.
E favorecendo aquilo que Paulo Freire denomina de expandir a leitura de mundo a partir do local. Segundo ele, jamais poderíamos entender o mundo senão desde nosso local de origem, pois desde nossas raízes somos capazes de alçar ares mais amplos.
Vale salientar que quase todos os artigos de Educação, Escola E Sociabilidade possuem financiamento de pesquisa, particularmente financiamento da CAPES.
O modo como articulamos os capítulos foi de tal maneira que começamos com textos que carregam um pouco mais de reflexão e adentramos gradativamente os textos mais alinhavados da dimensão intensa de prática no cotidiano escolar… escolas às mais diversas, desde a escola indígena, a escola do campo até a escola urbana das periferias…

 

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta