As 100 Melhores Histórias Da Bíblia – Recontar, a nosso modo, aquelas que julgamos ser as cem melhores histórias da Bíblia é o objetivo deste livro. São quase infinitas as versões que todas as artes já apresentaram para os episódios bíblicos. Entretanto, se formos analisar os detalhes de cada uma dessas versões, quantas variações e novidades vamos ali encontrar!
É que a Bíblia, sendo um livro extremamente sucinto e econômico nos detalhes, deixa sempre uma grande margem para a improvisação do artista, o qual procura, sempre que possível, dar a sua “cor pessoal” aos episódios, de modo a tornar-se, de alguma maneira, co-autor da história que decidiu recriar.
Basta pegarmos, por exemplo, dez versões para o episódio do Dilúvio e veremos que cada autor se encarregou de acrescentar, por conta própria, um detalhe novo e surpreendente, às vezes num tom mais sisudo, às vezes noutro mais descontraído, e sempre evitando desfigurar a essência da história.
Mas, apesar de tantas versões, ainda causa espanto o fato de o público conhecer tão mal a Bíblia – na verdade, a imensa maioria só conhece as suas histórias mais famosas (e, mesmo assim, indiretamente, já que raríssimos são aqueles que as leram na sua fonte original).
Estamos certos, portanto, de que a maioria desses leitores irá se surpreender, à medida que for avançando na leitura, ao descobrir histórias das quais nunca ouviu falar e que talvez venham a lhe agradar até mais do que aquelas que a tradição consagrou.
Estamos certos também de que o público jovem – especialmente aquele apaixonado pelas sagas épicas – ficará agradavelmente surpreso ao descobrir nestas histórias vários elementos ficcionais que está acostumado a ler em seus livros de RPG. (O guerreiro Josué e o “mago” Moisés, por exemplo, são protótipos de qualquer personagem cultuado na moderna ficção de aventura.)
Uma última advertência: um dos objetivos a que nos propusemos ao escrever As 100 Melhores Histórias Da Bíblia foi o de não fazermos aqui, em momento algum, proselitismo religioso. Ainda que a grande protagonista deste livro seja a fé que ainda hoje inspira milhões de seguidores, nos abstivemos de acrescentar à narrativa quaisquer comentários apologéticos (como é de regra em adaptações do gênero), preferindo deixar que o leitor se inflame, ou não, por conta própria.
História verídica ou saga de cunho mitológico, o que importa é que As 100 Melhores Histórias Da Bíblia fala de uma fé extraordinária e de como ela operou sobre uma legião de homens bravios, os quais a praticaram conforme as circunstâncias – e as conveniências – do seu tempo.
Nossa única obrigação, como escritores, é a de tentar reproduzir estes feitos com o máximo possível de isenção e talento.

 

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta