Fundamentos Em Gestão Ambiental – As transformações ambientais causadas pela sociedade são quase tão antigas quanto a própria existência do homem. No entanto, foi a partir das décadas finais do século passado que os impactos ambientais se tornaram mais intensos devido ao elevado crescimento demográfico e ao alto grau da aceleração tecnológica.
A partir da década de 1970 surgiu uma maior preocupação por parte de governantes, organizações não governamentais e sociedade civil em se discutir e implementar políticas voltadas para planejamento e gestão ambiental em todo o mundo.
Fundamentos Em Gestão Ambiental apresenta os instrumentos de gestão ambiental, os modelos e os princípios básicos de minimização dos impactos ambientais nas organizações, a definição e a metodologia de produção mais limpa, a implantação de sistemas de gestão ambiental em unidades de produção agrícola e em organizações agroindustriais, e discute gestão ambiental e responsabilidade social empresarial.
No capítulo 1 apresenta-se a disciplina DERAD – 108 Fundamentos em gestão ambiental, nos seus três módulos, quais sejam: Módulo 1 – revisão teórica e conceitual da questão gestão e da questão ambiental focadas no mundo da empresa; Módulo 2 – relatos de experiências acerca da gestão ambiental, as quais são denominadas Estudos de Casos; e Módulo 3 – A construção de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA.
O capítulo 2 traz reflexões em torno dos fundamentos teóricos e conceituais da gestão ambiental e da responsabilidade social empresarial. Nesse capítulo, também são apresentados os sistemas de gestão ambiental e os princípios básicos de minimização dos impactos ambientais nas organizações e as metodologias de produção mais limpa, produção enxuta e ciclo de vida.
No capítulo 3 analisam-se os sistemas de gestão ambiental implantados em unidades de produção agrícolas e agroindustriais.
Por fim, no capítulo 4, relatam-se as experiências vivenciadas pelos alunos da disciplina na elaboração das propostas de gestão ambiental para uma unidade de produção agrícola ou para uma organização agroindustrial; essas experiências foram abstraídas do pensamento imaginado ou verificadas empiricamente.
Espera-se que Fundamentos Em Gestão Ambiental sirva de base para as discussões que podem ser encetadas pelos alunos do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural acerca do desafio de pensar a gestão ambiental não apenas para grandes empreendimentos, mas também para as iniciativas de pequeno porte no mundo rural.

 

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta