O Ambiente Entre Nós – A obra reúne textos científicos e de saber popular com a finalidade de entender como o meio ambiente é percebido. O Ambiente Entre Nós, organizada por Elmo Rodrigues e Luiz Carlos De Martini, está dividida em quatro eixos temáticos: Gestão, Governança e Responsabilidades, Mudanças Climáticas e Auditoria Ambiental.
No eixo Gestão são abordadas as mudanças de paradigmas, gerenciamento de riscos, comunicação ambiental, redução de resíduos, melhoria contínua, ferramentas e sistemas de gestão. Em Governança e Responsabilidades são tratadas questões afins com o atendimento à legislação, as sanções na ocorrência de danos ambientais e como as empresas e o poder público estão atuando para melhorar o controle. Também é proposta a prática da governança sustentável e apresentadas as tendências do seguro ambiental e abordado o tema bem-estar e ética animal.
O eixo Mudanças Climáticas apresenta uma visão opinativa sobre o assunto, sem entrar em critérios técnicos sobre gestão de CO2. Já o eixo Auditoria Ambiental trata das auditorias que são compulsórias, daquelas que são realizadas em prestadores de serviço e das auditorias de certificação.
A Dra. Elza Neffa, ao apresentar a obra, afirma que “a perspectiva dos autores do livro de socializarem seus ensaios jornalísticos sem custo financeiro para os leitores via internet expressa a dádiva em tempos de mercantilização da vida e coloca essa produção literária na contramão da lógica capitalista integrando-se à festa de celebração do cinquentenário do De Martini.”
A abertura da mente analítica dos autores para um olhar complexo demonstra entendimento de que as diferentes realidades científicas construídas pelas ciências – Engenharia, Economia, Administração, Educação, Antropologia, Química, Direito, dentre outras –, com suas teorias, métodos empíricos e instrumentos de medição, colocam em cena múltiplos aspectos dos fenômenos naturais e sociais que, em um momento de crise societária como a que está sendo vivenciada pela humanidade na atualidade, de mandam comunicação, interação e transversalidade dos saberes disciplinares em função dos interesses comuns inerentes à gestão do meio ambiente.

 

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta