Trabalho Associado, Economia Solidária E Mudança Social Na América Latina – Como demonstram, nas últimas décadas, o aparecimento e a consolidação de inúmeros movimentos e organizações sociais e econômicas no mundo que lutam por uma contra-hegemonia, os séculos de predomínio e expansão do capitalismo não conseguiram diminuir a resistência e a contraposição dos trabalhadores às suas práticas.
A história do capitalismo, desde o seu aparecimento, é também a história das lutas de resistência e crítica aos seus valores e práticas. A história do desenvolvimento do capitalismo é também a história do movimento operário popular.
As organizações de trabalho associado nasceram a partir do movimento dos trabalhadores e estão presentes na sociedade capitalista desde o início do século XIX. No princípio apareceram em forma de cooperativas de trabalhadores. Mas, com o passar dos tempos, além das cooperativas, outras configurações do trabalho associado foram surgindo.
Dessa forma, podemos afirmar que há uma tendência estrutural no capitalismo à formação de organizações de trabalho associado.
O aparecimento e a expansão desse tipo de organização ocorrem com características e importância variáveis segundo as épocas históricas e de acordo com conjunturas sociais, econômicas e políticas específicas. Há períodos sócio-históricos do capitalismo em que o trabalho associado diminui, enquanto que em outros se torna mais forte e politicamente desafiador, o que ocorre especialmente quando se verificam crises econômicas e sérios conflitos sociais.
A fase do capitalismo neoliberal, que está declinando, corresponde a um período histórico propício à emergência das organizações de trabalho associado, em especial na América Latina. O capitalismo neoliberal na América Latina modificou a situação sócio-econômica da região. As suas ações e políticas exerceram forte efeito, maiormente, sobre as classes trabalhadoras que tiveram um agravo de suas condições de vida e trabalho, as quais já eram muito difíceis mesmo antes da implantação do projeto neoliberal.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta