Relações Internacionais: Polaridades E Novos/Velhos Temas Emergentes – A presente obra surge como propósito natural de uma intensa jornada acadêmica, a VII Semana de Relações Internacionais da Unesp, onde ficam expostos as mais diversas reflexões, ideias e argumentos, por parte de professores, alunos de pós-graduação e pesquisadores ou intelectuais convidados.
Trata-se de um trabalho coletivo, onde a união dos esforços solitários de cada participante, no caso, cada autor deste livro, financiado pela Capes, se centra nas observações dos últimos anos a respeito dos fenômenos mais importantes para as Relações Internacionais. Os referidos fenômenos formam um complexo caleidoscópio de novos e velhos temas.
Política, economia, paz, meio ambiente e gênero: são alguns deles que nos serviram para agrupar os textos. Na verdade, nos escritos ora publicados há, em seu interior, também outros temas tão relevantes quanto os elencados, certamente também novos e velhos, mas todos eles atuais, objeto da percuciente análise dos nossos autores.
A tônica deste livro é a atualidade, uma atualidade ambígua no seu direcionamento de influências e representações de poder. A indefinição das polaridades no âmbito das Relações Internacionais é uma característica que nos parece claramente desenhada, em forma de rascunho; as colorações e os perfis das diversas temáticas vão aparecendo nos últimos anos de maneira cambiante sobre o referido esboço.
De fato, a queda do muro de Berlim, que agora comemoramos em seu vigésimo aniversário como fato histórico relevante, marca o inicio deste período temporal caleidoscópico, sendo ele, naturalmente, objeto de inúmeros comentários por parte dos autores participantes da VII Semana.
Pretendemos obter cada vez mais um maior aprofundamento teórico e de debates na medida em que buscamos congregar periodicamente pesquisadores, docentes e estudantes dos demais cursos de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e do País. A Semana é promovida anualmente, de forma alternada, pelos Conselhos de Cursos de Relações Internacionais da Unesp, Campus de Franca e de Marília.
A VII Semana de Relações Internacionais da Unesp/Marília teve como objetivo garantir e promover um espaço de discussão sobre temáticas contemporâneas e a divulgação de trabalhos na área das Relações Internacionais, bem como estimular o debate visando ampliar as referências teórico-metodológicas na produção científica existente, aproximando pesquisadores experientes e jovens, tanto no nível da Graduação como da Pós-Graduação, auxiliando na consolidação desta área de conhecimento.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta