Aspectos Da Leitura: Uma Perspectiva Psicolinguística – O primeiro objetivo deste livro é debater com o leitor alguns conceitos básicos sobre o processo da leitura. O segundo é incentivar a atividade de pesquisa em leitura.
Aspectos Da Leitura está dividido em quatro capítulos, cada um tentando responder a uma pergunta considerada essencial para a compreensão do processo da leitura e a pesquisa desse processo: (1) o que é leitura, (2) em que consiste a compreensão de um texto, (3) como se desenvolvem as estratégias de compreensão e (4) como se pesquisa em leitura.
O primeiro capítulo, ao procurar definir o que é leitura, descreve o encontro do leitor com o texto, ressaltando tanto as condições necessárias para que o fenômeno seja desencadeado como os processos mentais que o caracterizam. O objetivo do capítulo é desenvolver um conceito fundamental de leitura, sem pressupor um conhecimento prévio das teorias já existentes por parte do leitor que se inicia.
Definido basicamente o que é leitura, parte-se para o estudo da compreensão, que é o assunto do segundo capítulo. O conceito que se procura desenvolver é de que compreender é relacionar. Para isso vai-se principalmente à psicologia, e tenta-se demonstrar, através de vários exemplos, o que muitos pesquisadores acreditam que acontece dentro da mente quando estamos empenhados no processo de compreensão de um texto.
O terceiro capítulo apresenta o processo da leitura do ponto de vista do próprio leitor. Discutem-se as estratégias que podem ser usadas pelo leitor para avaliar sua própria compreensão e os recursos que ele tem à disposição para tentar resolver os inúmeros problemas que surgem durante a leitura.
Finalmente, no quarto capítulo, abre-se para o leitor a perspectiva da pesquisa. Determinados instrumentos são selecionados e descritos ao nível de detalhamento necessário para possibilitar uma real iniciação à pesquisa. Mais do que responder a perguntas, muitas ainda sem resposta, pretende-se incentivar a pesquisa por parte do leitor.
Embora os capítulos sejam mais ou menos independentes entre si e possam ser lidos em qualquer ordem pelo leitor iniciado, a leitura sequencial é recomendada aos iniciantes. Há uma ordenação planejada em termos de conhecimento prévio do assunto que se supõe por parte do leitor, partindo-se da apresentação explícita, onde pouco se pressupõe, em direção ao implícito, onde vai se pressupondo cada vez mais.

 

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta