Polícia E Sociedade: Gestão De Segurança Pública, Violência E Controle Social – A presente obra busca ampliar a base de conhecimento científico sobre os problemas que envolvem a gestão de segurança pública no Brasil.
Na primeira parte, dedica-se à análise sócio-organizacional e problemática da burocracia, apresentando as diferentes visões sobre a violência e o controle social no Brasil; na segunda parte, constata a generalização da violência na sociedade brasileira, buscando identificar a dimensão do conceito de segurança pública para as camadas populares e para a polícia. A gestão da segurança pública no Brasil é um debate que evidencia a relação entre Polícia e Sociedade.
A visão apresentada em Polícia E Sociedade acirra a discussão. Tendo como objeto de estudo a Polícia baiana, a autora Ivone Freire Costa focaliza as ações policiais no bairro da Liberdade – o conglomerado da violência e da criminalidade mais populoso e complexo da cidade de Salvador
O trabalho demonstra a existência de uma aparente contradição entre os conceitos atribuídos à segurança pública pela comunidade e pela polícia local, apontando, no decorrer desta publicação, a importância capital da dimensão da alteridade (confiança e respeito mútuo) para a conceituação de segurança pública, nos mostrando, através de sua pesquisa, o quanto esta dimensão tem sido relegada a um plano inferior tanto na percepção da polícia quanto na percepção da população em geral.
Tal desvalorização da alteridade apresenta-se como questão possivelmente central para o muitas vezes conflituoso relacionamento entre a população e a polícia e sua devida valorização e promoção pode ser a chave para o atingimento de uma relação mais harmônica e produtiva entre os órgãos de segurança pública e a população.
A principal finalidade de Polícia E Sociedade é incentivar a proposta de co-responsabilidade social entre polícia e sociedade de maneira positiva, harmônica e produtiva. É evidenciando as falhas na segurança pública e a crescente busca de conformidade social do cidadão no mundo do ilegal, que a autora sugere caminhos para o tão almejado pacto de paz.

 

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta