Aquisição Da Fonologia E Teoria Da Otimidade – Da interface que tem sido estabelecida entre as teorias fonológicas e os estudos sobre aquisição da linguagem resultaram avanços inegáveis para esses dois campos do conhecimento.
Com a evolução das pesquisas e o advento da Teoria da Otimidade (TO) – Optimality Theory (OT) –, a proposta inovadora da forma de construção das gramáticas apresentada por esse modelo teórico exigiu a retomada de questões relativas às fonologias das línguas naturais e, necessariamente, a revisão de estudos sobre o processo de aquisição da fonologia.
Em um momento em que as investigações e as dúvidas ainda são maiores e mais frequentes do que as respostas, trazemos este livro, cujos capítulos apresentam análises do processo de aquisição da fonologia do Português Brasileiro com fundamento na Teoria Da Otimidade, já que é o modelo teórico que atualmente predomina nos estudos sobre as fonologias das línguas.
Salientamos que os capítulos são resultado de estudos que há alguns anos realizamos sobre a Teoria Da Otimidade, inclusive como parte do Grupo de Fonologia liderado pela Profa. Dr. Leda Bisol, na PUCRS.
Os capítulos, sendo de nossa inteira responsabilidade, em sua maioria constituem textos apresentados e discutidos em eventos científicos da área de Letras realizados no País – este livro é, pois, uma coletânea de trabalhos que veicularam na comunidade acadêmica e que, aqui reunidos, pretendem contribuir para a discussão não somente do mais recente modelo teórico proposto na área da linguística, mas também do complexo processo de aquisição do componente fonológico da língua.
Ressaltamos, ainda, que os trabalhos apresentados por Carmen Lúcia Barreto Matzenauer integram pesquisas apoiadas pelo CNPq, realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPEL, e que os textos escritos por Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha refletem as pesquisas realizadas em nível de Mestrado, na UCPEL, e que estão sendo encaminhadas em nível de Doutorado, na PUCRS, e como docente da UCPEL.
Com ênfase na aquisição de segmentos e sílabas, todos os capítulos mostram análises de dados de crianças brasileiras – referindo também, em alguns capítulos, dados de crianças portuguesas – que evidenciam a aplicabilidade da Teoria Da Otimidade a estudos sobre a aquisição da linguagem.
Por suas características, Aquisição Da Fonologia E Teoria Da Otimidade destina-se a psicolinguistas, fonólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e alunos de Letras, interessados no processo de aquisição da linguagem e no funcionamento da fonologia do Português Brasileiro.

 

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